Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Peso de porta: como escolher?

Peso de porta: como escolher?

Eu te conto como usar esse objeto em casa!

Peso de Porta

Atualizado em 4 Fev 21

3 min de leitura

Gente, o peso de porta é um acessório muito útil com função dupla, porque não deixa a porta bater quando tá aberta e ainda decora a casa. E o legal é que você encontra variedade de modelos, cores, formatos e tipos de material, sabia? Vem comigo que eu te conto quais são e te ajudo a escolher o ideal!


Quais as vantagens de usar um peso de porta?


Pra começar, a principal vantagem do peso de porta é permitir que o vento circule pelos ambientes, mantendo a porta aberta, e evitar que ela feche com velocidade. Isso dá segurança pra crianças, idosos e animais!


Além disso, o peso de porta dá um toque de charme na decoração da casa. Você acha esse acessório feito de fuxico, tecido ou crochê, e também opções que misturam materiais.


O peso de porta de tecido é o mais conhecido e usado. Dá pra encontrar em algodão, cetim, tricoline, juta e feltro. Na parte de dentro vai argila ou areia, que são materiais pesados.


Já o peso de porta de fuxico ou crochê é o tradicional, porque conta com cores e formatos diferentes e um charme único! Além deles, tem os pesos de metal, corda e pedras, tá?

 

A porta fica sempre aberta com esse acessório, sem o risco de bater com força


Como escolher o peso de porta ideal?


Olha, pra achar o melhor peso de porta, a dica é verificar a localização da porta, tamanho e peso, design e material do acessório. Dá uma olhadinha que eu te mostro cada um:


Localização da porta: pra um peso maior ou menor


Portas estreitinhas e com pouco espaço de passagem precisam de um peso de porta menor, pra evitar que atrapalhe o vai e vem das pessoas. Se elas são bem curtas, vale a pena pôr um calço de madeira, plástico ou silicone!


Tamanho e peso da porta: muda o tipo de material do peso


Já quando a porta é grande e pesada, o peso de porta ideal deve ser preenchido de materiais como pedras ou ser feito todo em metal. O de argila, mesmo que não seja leve, pode ser levado pela força do vento empurrando a porta, viu?


Visual: combina com o estilo ou a decoração de casa


E com tantas opções coloridas, bonitas e divertidas de peso de porta, dá pra escolher um modelo que, além de deixar as passagens livres, consegue decorar o ambiente. Pros lugares minimalistas, um belo peso de cimento queimado com corda fica excelente! E nos coloridos, é só apostar nos de crochê ou fuxico.


Dá pra achar peso de porta no formato de olho grego, coruja, flores, cachorro, galinha, gato, vasinho e até uns divertidos como caneca de chopp, cone de trânsito, bloco de Minecraft e cubo amarelo do Super Mario. Legal, né?

 

Alguns pesos de porta são ótimos pra dar de presente


Material: cada um tem um cuidado diferente


Agora, o material, além do visual, também muda o jeito de cuidar do acessório que segura a porta. Crochê e fuxico podem ser aspirados pra tirar toda a sujeira, enquanto o de tecido precisa ser limpo por um pano úmido com algumas gotinhas de água ou álcool.


Se o peso de porta é de metal, aí vale a pena passar um pano úmido com água e, logo na sequência, outro seco. Assim, você evita ferrugem e o acúmulo do líquido em cantinhos difíceis de tirar. Muito prático!


Gostou das dicas? Então, encontre o peso de porta ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Na matéria Painel Divisor, Onde Usar? eu te mostro uma opção pra dividir e organizar ambientes em casa ou no escritório.


Pra construir e reformar com segurança, aproveita pra conhecer as opções de consórcio dos nossos parceiros!


E se você gosta de joguinhos e programas de TV sobre construção e reforma, o app Irmãos à Obra: Hora da Reforma te põe na pele dos irmãos Drew e Jonathan Scott pra construir as casas dos sonhos. Ele tá disponível pra Android e iOS!