Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Postura durante o exercício

Postura durante o exercício

Veja a importância de manter a postura correta do corpo ao fazer exercícios

Fitness e Musculação

Atualizado em 27 Jan 12

2 min de leitura

Além de melhorar a aparência, uma boa postura corporal é fundamental para a saúde geral do corpo. Uma má postura ao longo prazo pode afetar vários sistemas do organismo, desde os músculos e articulações até a digestão, respiração e evacuação.

 

Uma das melhores maneiras de trabalhar a postura são as atividades físicas. Além de evitar dores e lesões, também corrige problemas já existentes. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, como andar de bicicleta, caminhada e corrida.

 

Quem optar por andar de bicicleta deve ficar atento a sua regulagem: o banco deve ser ajustado de forma que a coluna fique reta, o abdômen contraído, e as pernas flexionadas.

 

Para quem vai andar ou correr, é importante que essas atividades sejam harmoniosas e naturais, respeitando seus movimentos individualizados. Porém, alguns erros bastante comuns podem ser evitados como correr nas pontas dos pés, cruzar os braços na frente do corpo, correr sem movimentar os braços, ombros contraídos, braços estendidos ou muito flexionados e rotação lateral do tronco.

 

Essa bola ajuda nos alongamentos

 

A yoga é apontada como um ótimo exercício para a coluna, já que trabalha com diferentes posturas exigindo esforço concentrado no abdômen que auxilia na sustentação.

 

Os abdominais também são excelentes para a coluna, pois fortalecem os músculos da região anterior do corpo que resultam no posicionamento correto da bacia. Esse exercício deve ser feito sempre com as pernas flexionadas e com a coluna toda encostada no colchonete. 

 

Esse aparelho te ajuda a fazer abdominais sem causar riscos para a coluna

 

Um erro muito comum é flexionar o pescoço ao invés do abdômen, deixando o queixo encostar na direção do peito. Isso força a região cervical e pode provocar dores na região superior das costas. O movimento correto é a flexão do abdômen sem desencostar a região lombar do colchonete.


 
É importante lembrar que todos esses exercícios devem estar sempre acompanhados de alongamentos, antes e depois de executá-los. Eles são fundamentais para ter uma postura correta e evitar distensões musculares.

 

Aproveite e confiras as ofertas de plataforma para flexão.