Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pratique exercícios!

Saiba como se transformar em um indivíduo ativo

Fitness e Musculação

Atualizado em 25 Jul 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Hoje em dia a importância de se manter ativo é comprovadamente o melhor remédio para uma vida saudável. Conforme essa nova visão de saúde, diversas análises e artigos interessantes sobre o tema começaram a surgir. O professor James Prochaska, Diretor do Centro de Pesquisa para a Prevenção do Câncer da Universidade de Rhode Island em Kingston, escreveu um artigo sobre a transformação de um indivíduo sedentário e uma pessoa mais ativa.

O texto original é muito interessante, porém demanda tempo e tem se mostrado pouco acessível depois de ter se transformado em um livro de sucesso nos Estados Unidos. Basicamente ele divide todo o processo em cinco estágios mentais que precisam progredir para que você se torne alguém ativo.

Primeiro Estágio: Pré?contemplação

O primeiro estágio é na verdade uma zona de conforto, é um momento onde você não tem intenção de fazer exercícios, pelo menos nos próximos seis meses. Você até sabe que precisa fazê-los, mas ainda não é a hora, este é um momento de segurança porque não há qualquer possibilidade de falhar em suas intenções. Uma boa maneira de se progredir para o próximo estádio é fazer uma lista com todas as razões para fazer exercício e uma segunda com tudo o que te impede hoje de praticá-los, desta forma fica mais fácil enxergar as dificuldades.

Segundo Estágio: Contemplação

Aqui você começa a pensar de modo mais sóbrio sobre fazer exercícios, mas ainda está inseguro. O perigo é que você pode ficar preso nessa fase por anos, o importante é entender que não haverá um momento mágico para começar e compreender a urgência desta necessidade.

Terceiro Estágio: Preparação

Agora está certo, você tomou a decisão e está planejando um programa de exercícios para os próximos dias ou semanas. Um bom conselho é contar a família e aos amigos, que podem te motivar a não desistir deste compromisso. Em seguida se matricule na academia ou compre seu aparelho de ginástica.

Quarto Estágio: Ação

Você começou a fazer exercícios, agora o importante é não parar. Lembre-se sempre de todos os benefícios que o exercício físico lhe trará, como uma maior disposição e mais energia, aumento da autoestima, maior imunidade contra doenças, etc.
 
Quinto Estágio: Manutenção

Este é o estágio mais importante, e se der certo pode durar por uma vida inteira. Sempre se lembre do bem que você está fazendo ao seu corpo, e as limitações físicas que você tinha antes de começar. Lembre-se sempre daquilo que deu resultado na fase anterior e nunca permita que desculpas ou alterações do seu estado emocional o detenham.

Outra dica importante é não ficar entediado, procure sempre uma alternativa para tornar a prática do exercício em algo agradável. Durante a última fase, o gesto de se exercitar deverá ser assimilado completamente na sua rotina semanal.

Uma rotina de exercícios só te oferecerá melhor qualidade de vida. Não perca tempo e escolha uma atividade que combine com você!