Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Principais pincéis de maquiagem

Principais pincéis de maquiagem

Saiba a utilidade de cada um deles pra deixar sua maquiagem um arraso

Salão de Beleza

Atualizado em 25 Out 11

6 min de leitura

                  

Gente, os pincéis de maquiagem são fundamentais pra um acabamento perfeito, né? Afinal, nem sempre dá pra alcançar os melhores resultados espalhando os produtos com o dedo! E o bom é que tem pincel próprio pra lábios, sobrancelha, pra espalhar bases, sombras e muitos outros cosméticos. Quer saber mais sobre eles? Vem comigo!


Tipos de pincel

Olha, tem vários tipos de pincéis pra aplicar cada tipo de produto, como base, corretivo, sombra ou batom, tá? E é justamente o formato de cada um deles que deixa a maquiagem linda! Vem conhecer cada um:


Pincel pra base

Eles servem pra aplicar a base líquida no rosto e deixar ela bem espalhadinha. O pincel pode ser do tipo língua de gato achatado ou reto. Esse, você trabalha fazendo movimentos em forma de X O do tipo achatado, e é ideal pra passar base no queixo e pescoço.

                      


 
O pincel língua de gato com esse formato, ajuda a espalhar base no queixo e pescoço


Outro tipo é o kabuki. Esse pincel é bem famoso porque é bem grosso, tem bastante cerdas, o que facilita na hora de aplicar a base. Com esse é mais fácil ainda de espalhar, é só passar a base direto no rosto e depois passar ele pra deixar a cobertura bem certinha, viu?

                       


 
O pincel kabuki é mais gordinho, pra facilitar na hora de aplicar a base por igual


Mas se você acha que nunca acerta na cobertura, uma dica é usar o pincel duo fibre. Por ele ser bem macio, garante uma cobertura leve e natural sem esforço, evitando que a aparência carregada. É ótimo também pra aplicar bases com iluminador, porque a cobertura fica perfeita sem esforço!

                         


 
Duo fibre: pra uma cobertura bem fininha ou pra passar base com iluminador


Pincel de corretivo

Quer sumir com as manchas, sardas, disfarçar linhas de expressão, rugas e cicatrizes? Aposte no corretivo! Mas o que pouca gente sabe é que o sucesso dela tá na aplicação certinha, pra ficar bem espalhado e se misturar com a base. Pra essa tarefa, ter o pincel certo ajuda, tá?


Pra passar corretivo, tem um pincel língua de gato também. O pequeno é usado pra aplicar o corretivo do tipo mousse ou pastoso. O médio é mais estreito e achatado, pro contorno do nariz, olheiras e outras áreas curvas. Já o tradicional é ideal pra corretivos líquidos, porque pega uma área grande do rosto numa passada só.

                    


 
O pincel língua de gato pra corretivo pode ser comprado em 3 tamanhos


Já o pincel kabuki é mais grosso e tem mais cerdas. É o tipo de pincel pra aplicar aquela paleta de corretivos coloridos. Ele é bem preciso e mistura melhor os tipos coloridos junto com a base, pra não deixar manchas. Legal, né?

                     


 
O pincel kabuki garante melhor cobertura pros corretivos coloridos


Outro jeito de conseguir deixar o corretivo bem misturado com a base sem precisar de muita técnica, é usando um pincel esponja. É só dar batidinhas até ele ficar bem espalhado na pele e pronto. Muito prático, né?

                      


 
Não leva jeito pra espalhar com o pincel? Experimente usar o pincel esponja


Pincel de pó

Sonha com uma pele sempre aveludada? O pincel feito pra pó tem que combinar com o tipo de pó compacto que você tem aí, pra garantir a melhor cobertura. O tradicional, serve pra quase todos os tipos de pó e é o mais usado.

                

        
 
O pincel regular foi feito pra aplicar o pó compacto tradicional


Agora, se o seu pó é mineral, daquele bem fininho, o pincel  que pega melhor o pó sem desperdiçar e espalha bem é o do tipo kabuki. Justamente por ser mais gordinho, ele evita o desperdício de maquiagem, viu?

                         


 
O pincel kabuki é o mais indicado pra aplicar pó compacto mineral


Já pra quem compra produtos dois em um, que são base com acabamento de pó, deve optar pelo pincel 2 em 1 duo fibre, que funciona bem pra aplicar tanto base líquida, como pó e dá acabamento bem fino e natural pros cosméticos cremosos. Amei!

                       


 
Você usa pó 2 em 1, que também é base? Aposte no pincel duo fibre!


Pincel pro contorno do rosto

Olha só, o strobing é uma técnica de maquiagem que deixa o rosto e nariz mais finos e destaca outras áreas que você quer aumentar, como lábios, olhos e área das sobrancelhas. Pra isso, você precisa usar corretivos mais escuros pra áreas que quer disfarçar e os mais claros pras que quer destacar. E pra cada efeito tem um pincel diferente:


Como por exemplo, o chanfrado pra você esfumar áreas do contorno. O canto do nariz, a curva da boca ou dos olhos precisam ser esfumados pra não ficar aquele resto de corretivo nas dobrinhas, tá? Esse pincel pode ser comum ou kabuki, que é mais gordinho e pega mais corretivo ao mesmo tempo.

                          


 
O pincel chanfrado pra contorno pode ser como este aqui, pra base e corretivo


É bom também ter um pincel de contorno pequeno, pra desenhar o contorno e usar  em áreas menores como lábios, curva das sobrancelhas, cantinho do olho e a parte debaixo dos cílios. Esse aí garante precisão e não deixa restos grudarem nem empelotarem, tá?

                       


 
O pincel pequeno te ajuda a desenhar o contorno e é ideal pra cantinhos


Pincel de blush

Agora, o pincel de blush tradicional dá um efeito de aplicação bem suave e bem espalhada, sem deixar a cor muito forte nem criar riscos. Por isso ele é fundamental pra você conseguir o efeito corado perfeito.

                    


 
O pincel tradicional aplica todo tipo de blush em pó


Pra carregar mais na cor, principalmente do blush mineral, que é bem fininho e pode ficar muito claro, use o pincel kabuki. Ele é ideal também pra aplicação de blush do tipo mosaico, aquele com várias cores misturadas porque pega um pouquinho de cada e espalha bem. Mas cuidado pra não carregar demais. Por ter muitas cerdas, ele aplica bastante cor numa única passada, sabia?

                         


 
O pincel kabuki é perfeito pra aplicar blush mineral e com efeito mosaico


Mas se o que você curte são blushes cremosos com muita cor, não vai errar no pincel, hein? O duo fiber é o tipo indicado pra blush cremoso, que espalha sem empelotar ou transformar suas bochechas numa maquiagem artística. Ai sim, hein!

                         


 
O pincel duo fiber pode ser duplo, com tradicional e chanfrado, um de cada lado


Pincel pra sombra

Os olhos são a estrela da maquiagem porque mudam completamente o visual dependendo se você faz um olhar esfumado, mais iluminado ou com muito rímel e delineador. Pra criar diferentes efeitos, olha os pincéis que você precisa:


Pincel lápis: é o bem fininho. Ele faz o contorno que separa a sua pálpebra móvel do alto da pálpebra. Riscar esse contorno ou aplicar uma sombra bem fina nele faz toda a diferença no resultado final, certo?


Pincel chanfrado: é o tipo usado pra criar um esfumado no olho e também pra espalhar a sombra na pálpebra móvel do melhor jeito. Ele é achatadinho justamente pra você conseguir isso com bastante precisão. Demais!

                     

O pincel chanfrado é o que você precisa pra conseguir um olho esfumado


Pincel corretivo - pra quem curte aplicar sombra mais cremosa, com glitter ou pra fazer contorno, esse pincel é capaz de pegar bastante produto e espalhar de uma forma que ele fique fininho e bem acabado.

                       

O pincel corretivo é ideal pra contorno e pra aplicar sombra cremosa


Outros pincéis

Além dos que eu mostrei aqui, tem outros pincéis que você pode usar. Um deles é o                    
pincel pros lábios, que garante uma ótima cobertura. Você é fã de
batom vermelho, vinho e outros tons bem fortes? Ele te ajuda a não deixar borradinho nem parecer mal feito e o contorno fica profissional. Gostei, hein!

                           


 
O pincel pra lábios é bem fininho e tem essa pontinha pra fazer o contorno

         
Outro detalhe, é o
pincel pra sobrancelha que também é indispensável, porque além de pentear ela, ele deixa os pelinhos no lugar. Esse é bem fácil de identificar: de um lado tem um mini pente pra dar aquela ajeitadinha nos pelos que insistem em sair do lugar. Do outro, uma escovinha pra preparar os cílios pro rímel. Ele também pode ser 3 em 1, pra aplicar rímel. Muito bom!

                        

O pincel de sobrancelhas dois em um tem aplicador de rímel pra cílios


Outra dica é usar o pincel tradicional de blush pra espalhar o iluminador ou pó bronzeador. E pra espalhar bem nas pálpebras ou no cantinho dos olhos, a dica é usar o pincel chanfrado de esfumar.


Agora que você já sabe como usar os pincéis, clica aqui que eu te ensino como montar sua necessaire com toda maquiagem que você precisa.


Gostou? Então passa aqui no Magazine Luiza e garanta pincéis de maquiagem pra criar a make dos sonhos!