Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Protetor facial quais são os tipos?

Protetor facial quais são os tipos?

Conheça o modelo ideal pra profissionais de saúde, indústria e agricultura

Salão de Beleza

Atualizado em 30 Out 20

3 min de leitura

Gente, o protetor facial é um equipamento de proteção individual, ou EPI, muito importante pra evitar respingos, materiais tóxicos, poeira, luz forte e restos que podem machucar o rosto e os olhos! E ele é usado em várias áreas, como na saúde, em indústrias e até no cuidado com o solo na agricultura. Quer saber quais protetores são ideais pra cada situação? Vem comigo!


Protetor de acrílico é ideal pra área médica


O protetor de acrílico, também conhecido como face shield, é um visor ótimo porque  evita respingos no rosto e no pescoço. Ele é importante em áreas químicas, laboratórios e hospitais, principalmente nos prontos socorros e salas de cirurgia.
 

E olha, essa peça vem com duas versões de acionamento, sabia? No protetor inteiriço o visor não pode ser levantado. Já os com abertura flexível dá pra abaixar ou levantar sem necessidade de tirar todo o equipamento. Prático, né?


 
Esse protetor articulado com visor abre sem necessidade de tirar o equipamento
 


Como usar o protetor facial face shield


Olha só, como esse EPI é justamente pra proteger profissionais de contaminação, o ideal é que seja colocado e tirado num ambiente esterilizado, com as mãos já limpas.  E o protetor facial vai por cima da máscara respiratória, tá?


Na hora de tirar, é preciso lavar e esterilizar bem as mãos antes. Assim evita o risco de tocar no rosto com algum vírus, por exemplo.


Máscara de proteção com tela: ideal no campo


Se você trabalha cortando capim ou galhos com ferramentas como roçadeiras ou serra elétrica, é essencial proteger o rosto. É que eles podem voar e acertar o rosto, assim como outras sujeiras no solo e até mesmo pedras!


Nesse caso, vale procurar por um protetor facial contra partículas volantes. E é bom que ele seja de metal, viu?


Esse tipo de protetor facial não livra o rosto de luz, respingos ou odores, mas é resistente ao impacto de pedaços grandes de folhas e galhos.


O material da máscara depende da máquina que for usar


Um detalhe importante é prestar atenção ao acabamento do protetor, tá? Os tipos com telas mais frágeis de metal e plástico devem ser usados só nas atividades leves, como a roça do capim.


Já pra usar serras elétricas no corte de galhos e materiais duros, aposte nos tipos feitos de aço carbono, pra ter proteção contra sujeiras que podem rasgar a tela.


 
Esse é um protetor facial com tela de aço pro dia a dia com roçadeira

 

Como usar o protetor facial com tela


Esse protetor deve ser colocado sempre antes de ligar roçadeiras e serras elétricas. Mas você só fica em segurança contra machucados se usar ele com outros EPIs, tá?


Por isso, é bom vestir sempre mangote até o cotovelo e avental de raspa que cobre o peito, a barriga e as coxas, além de botas de borracha grossa próprias pra quem vai trabalhar com máquinas de corte.


Quando for mexer com equipamentos barulhentos, coloque o abafador de ruído pra manter seu ouvido saudável.
 

Máscara de solda: um EPI indispensável!


Outro exemplo de protetor facial é a máscara de solda, fundamental pra quem quer mexer com qualquer aparelho que lança faíscas e luz forte. Elas evitam machucados e queimaduras no rosto e olhos, viu? 


A máscara de solda é feita em material especial que aguenta altas temperaturas e vem com filtro contra raios UVA e UVB. E você pode escolher os tipos manuais, também chamados de passivos e que contam com um filtro escuro no lugar do visor; ou outras mais modernas, em que o escurecimento é automático e a máscara se ajusta dependendo da quantidade de calor e luz, tá?

 

Máscara de solda com regulagem manual de escurecimento

 

Como usar a máscara de solda


A máscara deve ser colocada sempre antes de ligar a máquina, combinado? Pra te proteger bem, ela precisa cobrir totalmente o rosto, orelhas, queixo e pescoço.


As máscaras automáticas vão detectar a quantidade de luz e escurecer. Já as manuais vêm com opções de ajuste  e aí tem que girar o botão pra controlar o grau de sensibilidade à luz na posição baixa, média ou alta.


Geralmente se for trabalhar com esmerilhadeiras, o grau é baixo ou médio. Já equipamentos de solda, usinagem e outros coloque ela no nível alto.


Nas máscaras sem sistema que escurece automaticamente também é importante regular a velocidade do escurecimento dela. Use o modo lento pra esmerilhadeiras e rápido pra solda ou usinagem, tá?


Arrase no trabalho com muita segurança! Encontre o protetor facial ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Em muitas profissões você também pode usar óculos de proteção EPI. Sabe quando é melhor usar ele? Clica aqui que eu conto!


Ah, precisando investir em mais equipamentos de segurança na empresa? Clica aqui e conheça os consórcios oferecidos pelos nossos parceiros!