Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual é a largura ideal do pneu?

Qual é a largura ideal do pneu?

Saiba como escolher a melhor opção pro seu carro!

Autopeças

Atualizado em 4 Jun 18

2 min de leitura

                   

Quando chega a hora de trocar os pneus do carro, muita gente procura por modelos bem largos! Isso porque esse tipo de pneu dá um visual mais esportivo pro automóvel. Mas, olha, essa escolha não deve ser só pela aparência, viu? Tem várias outras coisas que você precisa levar em conta! Vem comigo que eu te conto.


A largura ideal do pneu

Basicamente, a largura ideal do pneu do seu carro é aquela que a fabricante aponta no manual dele. E o bom é que algumas empresas até indicam dois tamanhos diferentes, pra que você tenha a possibilidade de escolher.

Outra detalhe é que pneus largos demais podem raspar na lataria ou no amortecedor do automóvel. Tem até o risco de causar acidente, sabia? Por isso, o ideal é pensar que um pneu largo ou estreito demais pode causar problemas! Pra você ter uma ideia, em alta velocidade, o carro pode até tombar numa curva simples. Além disso, pneus do tamanho errado podem aumentar o gasto de combustível.


Pneu largo demais dá multa

O Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, proíbe usar rodas e pneus que ultrapassam os limites externos do paralamas do carro. Ou seja, nada de colocar um pneu que fica pra fora da lataria, tá? Além de errado, isso coloca em risco sua segurança.


Conferindo o pneu atual

Ficou em dúvida se o pneu que tá no seu carro é o ideal? É fácil ver isso! Dá uma olhada no manual do seu carro pra ver qual é o modelo certo pra ele.

Depois, é só ver o código que fica na lateral do seu pneu. Ele é algo parecido com P205 55R 16 91V. Os três primeiros números depois do P indica a largura do pneu. Ou seja, nesse exemplo, ele tem 205 milímetros, ou 20,5 centímetros.

E, gente, além de escolher a largura ideal dos pneus do seu carro, que tal aprender a cuidar bem deles? Aqui tem algumas dicas bem práticas!


Tá pensando em trocar os pneus do seu automóvel? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos pra você escolher!