Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual fruta colocar na geladeira?

Qual fruta colocar na geladeira?

E eu te dou dicas também de quais devem ser guardadas só na fruteira, viu?

Móveis de Cozinha

Atualizado em 7 Nov 18

2 min de leitura

Sabia que nem todas as frutas podem ser guardadas na geladeira? Isso mesmo! A temperatura mais fria conserva alguns tipos e acelera o amadurecimento de outras. Quer saber direitinho como guardar suas frutas e evitar o desperdício? Vem comigo que eu tenho algumas dicas bem legais pra você!


Afinal, quais frutas colocar na geladeira?

Olha, uma dica muito importante é não congelar sua frutas, tá? Só pode fazer isso se a idéia for fazer sucos com elas. Pra comer, basta colocar na parte refrigerada da geladeira. Agora, entre as principais frutas que precisam ir pra geladeira tão:


- Melão fatiado

- Pêssego maduro

- Abacate maduro

- Manga madura

- Morango

- Melancia fatiada

- Uva

- Amora


Olha só, num geral, a maioria das frutas pode ficar fora da geladeira, amadurecendo naturalmente numa fruteira, pois resistem bem à temperatura ambiente, viu?


Agora, uma dica: mesmo no caso das frutas que ficam na geladeira, não demore muito pra consumir, tá? Isso porque elas podem começar a perder nutrientes e estragar, principalmente as que amadurecem muito rápido.


E outra coisa bem importante: não lave as frutas antes de guardar na geladeira. Sim, isso mesmo! Deixe pra fazer a higienização da casca só na hora que for consumir. Lavando a fruta pra guardar, pode tirar a camada de proteção dela e acelerar o amadurecimento.


Frutas que não devem ir pra geladeira

Fruteira com armário: espaço pra frutas e ainda podem apoiar micro-ondas


As frutas tropicais, como banana, abacaxi e mamão, não devem ser guardadas na geladeira. Sabe por quê? O ar frio faz com que fiquem pastosas, de um jeito nada saboroso! A banana até fica com a casca escura, sabe?


Já as frutas cítricas, como limão, laranja, em temperaturas baixas, acabam perdendo o sabor natural. Por isso, é melhor deixar na fruteira também.


Até os tomates, que também são frutas, não devem ir pra geladeira! O frio faz com que eles estraguem mais rápido.


Organizando as frutas

Sabia que dá pra organizar a fruteira de um jeito que as frutas durem mais? Pois é!  Por exemplo, você pode colocar maçãs e pêras juntas, já que uma não atrapalha no amadurecimento da outra. Já as frutas cítricas precisam ficar numa parte mais arejada, tá?


E tem frutas que devem ser guardadas sozinhas na fruteira, num cesto só pra elas, porque emitem com mais intensidade um gás chamado etileno. Calma, ele não faz mal e nem prejudica a saúde, mas acelera o amadurecimento de todas as frutas e até legumes que tão muito perto.


As frutas que mais produzem etileno são: banana, maçã, tomate, mamão, manga, abacate, abacaxi, pêra e figos. Por isso, a dica é sempre deixar esses alimentos longe dos outros que não tão nessa lista, tá?


Tá procurando uma geladeira nova ou uma fruteira pra colocar suas frutas? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos desses dois produtos!