Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Que tal lavar o cabelo sem molhar?!

Que tal lavar o cabelo sem molhar?!

Conheça o shampoo a seco e saiba as vantagens dele

Cuidado com o Corpo

Atualizado em 5 Set 13

5 min de leitura

Shampoo a seco

Gente, o shampoo a seco é o item de beleza ideal pra deixar o cabelo cheiroso e com uma aparência de limpo de um jeito rápido e prático, viu? Aliás, é uma boa opção pra aplicar nos dias mais atarefados, pois consegue tirar a oleosidade dos fios sem precisar molhar a cabeça, dá um volume legal e você economiza tempo. Quer conhecer ele melhor? Vem comigo!

 

O que é o shampoo a seco?


Olha, é um tipo de pó em spray que ajuda a absorver bem o sebo do couro cabeludo sem usar água.


E pra isso, os shampoos a seco costumam ter como ingrediente principal o amido, seja de milho, arroz ou até mesmo o de alumínio, pra tirar a oleosidade e de solvente o álcool desnaturado, tá?


E ele funciona de um jeito muito prático, pois o pó é fininho, bem fácil de espalhar e as moléculas conseguem absorver a gordura do cabelo em poucos minutos, o que deixa os fios mais soltos e com um cheiro agradável por causa da fragrância suave presente na maioria dos sprays. Amei!


Além disso, os shampoos a seco geralmente têm uma fórmula leve pra evitar o ressecamento, alguns vêm sem sulfatos, parabenos e sal e os resíduos não ficam visíveis.


Aliás, ele é indicado pra todos os tipos de cabelos, principalmente pras pessoas com a raiz muito oleosa, viu? Mas é recomendado usar apenas quando tiver sem tempo pra lavar os fios e precisar ir num compromisso importante, no máximo 1 ou 2 vezes por semana, combinado?

 

Pra que serve o shampoo a seco?


Olha, a principal função é tirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, devolver a aparência de limpo e o movimento natural das madeixas.


Além disso, o shampoo a seco também serve pra deixar os fios volumosos e manter o efeito liso ou ondulado por mais tempo, uma boa opção pra quem faz escova e chapinha frequentemente, viu? Adorei!


E o spray ainda pode te ajudar a diminuir o frizz, criar topetes, coques, tranças e outros penteados lindos e disfarçar o odor de fritura, por exemplo, sem precisar molhar o cabelo.


Porém, ele funciona mais como uma alternativa pra usar entre as lavagens e não substitui a limpeza dos fios com água e o shampoo tradicional, tá?

 

Quais os benefícios do shampoo a seco?


Olha, uma das principais vantagens do shampoo a seco é trazer praticidade pro dia a dia e te ajudar a cuidar do visual quando tiver sem tempo extra na rotina, pois costuma fazer efeito em cerca de 5 minutos.


Além disso, é um spray bem fácil de aplicar, pode ser levado na bolsa pra qualquer lugar e consegue dar uma nova aparência ou até mesmo deixar os fios mais macios de um jeito simples e rápido.


E o shampoo a seco também ajuda a diminuir os danos causados pelo uso frequente da chapinha e do secador e evita o desbotamento da cor nos cabelos tingidos, pois você não vai precisar lavar todos os dias. Aí sim!

 

Tipos de shampoo a seco


Agora, dá pra achar sprays indicados pra vários tipos, desde os oleosos até os secos, alguns até mesmo com proteção contra os raios UV e ingredientes pra hidratar os fios.


E geralmente os shampoos a seco vêm em embalagens de 50, 75, 150 ou 200ml e tem uma fragrância suave pra dar a sensação de frescor.


E pra te ajudar a escolher o ideal, separei alguns pra você conhecer melhor:

 

O shampoo a seco tradicional


Geralmente é indicado pra todos os tipos de cabelos e a principal função dele é tirar a gordura dos fios sem deixar resíduos, além de dar volume, maciez e leveza.


E pra isso o shampoo a seco costuma ter ativos naturais absorventes, como o amido de arroz, e ainda pode vir com antioxidantes e vitamina E pra proteger e hidratar também.

 

shampoo a seco

Esse shampoo a seco 2 em 1 condiciona os fios

 

Shampoo a seco pra cabelos escuros e claros


Agora, você encontra sprays indicados pra cabelos pretos, loiros e castanhos, por exemplo.


Esse shampoo a seco costuma ter pigmentos no tom das madeixas, o que ajuda a disfarçar os fios brancos e realçar a cor, além de ingredientes pra absorver direitinho a oleosidade sem precisar molhar o couro cabeludo. Amei!


Aliás, em alguns ainda pode vir óleo de argan pra hidratar e proteção UV pra diminuir os danos causados pelos raios solares, viu?

 

Esse shampoo a seco é indicado pra cabelos de tons escuros

 

Shampoo a seco pra cabelos com química


Também dá pra achar spray que além de reduzir a oleosidade de um jeito muito prático, ajuda a manter o efeito do tratamento por mais tempo e na recuperação.


Geralmente esses shampoos a seco vem sem sulfatos pra evitar o ressecamento e alguns têm D-Pantenol pra hidratar os fios, filtro UV e um cheiro bem agradável de floral, por exemplo. Adorei!

 

Esse shampoo a seco é de ação rápida e prolongada

 

Shampoo a seco pra cabelos oleosos


Já pra quem precisa controlar a produção de sebo do couro cabeludo e não consegue lavar a cabeça todos os dias, vale a pena investir no spray com ativos adstringentes.


Em alguns shampoos a seco você encontra a melaleuca pra ajudar a diminuir a oleosidade e a queda de cabelo, a salix alba pra combater a caspa e o extrato de menta que traz a sensação de frescor. Aí sim!

 

Esse shampoo a seco tem ação bactericida, adstringente e anti-inflamatório

 

Como usar o shampoo a seco?


Agora, pra aplicar o spray é muito fácil e em poucos minutos dá pra deixar o visual lindo pra arrasar no compromisso.


Basta separar mechas do cabelo, agitar bem o shampoo a seco e borrifar os jatos de ar apenas na raiz e numa distância entre 15 e 30cm, ou centímetros.


Aí depois é só esperar cerca de 5 minutos pro spray fazer efeito, massagear com os dedos pra espalhar direitinho e passar o pente nos fios pra tirar o excesso de pó. Simples, né?


Ah, e não pode aplicar nos cabelos úmidos ou molhados e o mais recomendado é usar por no máximo 2 vezes por semana e em dias alternados.


E aí, gostou do shampoo a seco? O ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!

 

Saiba mais


E se quiser saber qual outro item de beleza e perfumaria pode te ajudar a fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, vale a pena ler a matéria Esfoliante capilar: conheça.


Agora, pra conseguir definir uma boa rotina de cuidados com o cabelo e receber dicas de como hidratar e nutrir os fios, tem o app Meu Cronograma Capilar. Ele tá disponível pra Android e iOS.


E se precisar de ajuda pra montar um armário pra guardar os shampoos e cremes de pentear, pode contar com o apoio dos nossos parceiros pra esse serviço e muitos outros.