Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Quer costurar ou bordar?

Saiba quais são as diferenças entre as máquinas pra esses trabalhos!

Gráfica e Têxtil

Atualizado em 23 Nov 18

2 min de leitura

Se você gosta de dar uma carinha nova pras roupas que já estão velhinhas ou até mesmo fazer looks novos, já deve ter pensado em ter uma máquinas de costura ou de bordado, né? E na hora de escolher uma delas, é comum ter dúvida sobre qual levar pra casa! Por isso, eu preparei umas dicas bem legais que vão te ajudar a decidir. Vem ver!


Máquina de costura

Essa máquina ajuda a costurar as peças com pontos diferentes e reforçados, tá? Por isso a costura feita com ela é muito mais resistente e profissional do que uma feita à mão, por exemplo.


O legal é que com a máquina de costura, você pode fazer trabalhos dos mais diferentes tipos, como bainha da calça, colocar botão e zíper ou trabalhar em pequenos ajustes, como apertar alguma peça que tá larga ou uma costura que abriu.


E sabia que dá pra bordar com a máquina de costura? Pois é! A diferença é que o bordado feito em máquina de costura é mais manual. Por exemplo, se você quiser escrever seu nome numa toalha, dá pra fazer com a máquina de costura, mas é preciso fazer ponto por ponto até completar a letra e a palavra toda! Não é como na máquina de bordar que você programa o bordado e pronto.


Máquina de bordar

Já a máquina de bordar é própria pra trabalhos decorativos em peças de roupa, lençóis, panos de prato e outros tecidos! E o legal é que muitos modelos vêm com uma variedade de moldes já embutidos na programação, que incluem tipos de letras pra bordar nome e desenhos, viu?


Às vezes, dá até pra misturar programações da máquina de bordar pra fazer desenhos personalizados. Daí é só encaixar o tecido na máquina, escolher o desenho ou palavra que vai bordar e colocar a máquina pra funcionar.


Ah, mas a máquina de bordar não é ideal pra costurar, fazer barras ou consertar rasgos, tá?
                   

Essa tela na máquina ajuda a ver qual desenho que vai ser bordado


Máquina de bordado e costura

Tem também máquinas que servem pra bordar e costurar, viu? Algumas podem não ter tantas programações diferentes de bordado, mas é uma opção muito prática pra quem busca o básico, que é reformar ou fazer roupas e fazer bordados como nomes e desenhos simples!


Agora que você já sabe a diferença entre máquinas de costura e máquinas de bordar, que tal escolher o modelo ideal pra você aqui no Magazine Luiza, hein?