Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Diferença entre Umidificador, Desumidificador e Purificador de ar

Diferença entre Umidificador, Desumidificador e Purificador de ar

Conheça as vantagens de cada um e faça a escolha certa!

Tratamento de Ar

Atualizado em 24 Nov 23

5 min de leitura

Gente, quem não quer ter o ar da sua casa ou escritório sempre renovado, não é mesmo? Afinal, respirar um ar puro é muito importante pra nossa saúde. Pra isso, você pode contar com o umidificador, desumidificador ou purificador de ar. Esses equipamentos vão deixar seus espaços mais confortáveis e com o ar muito mais limpo. Quer saber a diferença entre eles pra fazer a escolha certa? Vem comigo que te conto tudo!

 

Índice

Umidificador de ar

Desumidificador de ar

Purificador de ar

Quais são os diferenciais de cada um?

 

Umidificador de ar

Pra começar, vou te falar mais sobre o umidificador de ar. Ele é o equipamento perfeito pra quem mora em regiões mais secas e vai ajudar a evitar problemas como rinite, asma e bronquite.

 

O que é umidificador de ar?

Olha, o umidificador de ar é um aparelho elétrico que vai liberar vapor de água no ambiente, deixando o ar mais fresco e agradável. Além disso, ele evita problemas respiratórios como tosse seca e irritação nos olhos. Demais!

 

O legal é que tem aparelho de vários tamanhos, desde os mini umidificadores, ideais pra colocar na mesa do escritório ou ao lado da cabeceira da cama, até os maiores, perfeitos pra lugares grandes, como comércios e sala de estar.

 

Como funciona o umidificador de ar?

Pra que ele funcione, é preciso encher seu reservatório com água limpa, pra que ele transforme essa água em vapor e libere pro ambiente, viu? Esse processo é bastante silencioso e vai manter o ar com os níveis certos de umidade.

 

Alguns modelos são capazes de matar vírus e bactérias, utilizando um processo químico que lança íon no ar. Incrível!

 

Tipos de umidificador de ar

Agora, que tal conhecer os tipos de umidificadores? Olha, tem umidificadores do tipo ultrassônicos, que fazem a névoa de água usando vibrações específicas de alta frequência. Tem também os evaporativos, que tem um ventilador pra soprar um ar mais agradável. Por fim, tem os umidificadores vaporizados, que jogam o vapor de água pro ambiente, o tipo mais comum.

 

Ainda, tem umidificadores que tem a função de difusor de ar, sabia? É só usar uma essência da sua escolha que, além de umidificar, ele vai deixar o ar super cheiroso. Adorei!

 

Benefícios do umidificador de ar

Os umidificadores de ar possuem muitas vantagens, principalmente pra quem mora em regiões mais secas, viu? Um dos grandes benefícios é que ele evita doenças respiratórias, resfriados e sangramentos pelo nariz.

 

Se usado no quarto, ele vai melhorar a qualidade e a duração do sono, além de deixar a sua pele mais hidratada. Aí sim!

 

Desumidificador de ar

Assim como a falta de umidade pode causar problemas, o excesso também pode ser prejudicial. E, para deixar o ar com a quantidade certa de água em locais mais úmidos, entra o desumidificador.

 

O que é o desumidificador de ar?

Bom, ao contrário do umidificador, o desumidificador de ar vai retirar o excesso de umidade do ar, que pode acabar estragando objetos e causando mofos e bolor, além de prevenir doenças respiratórias.

 

Ainda, ele melhora a eficiência dos aparelhos de ar-condicionado, fazendo com que gastem menos energia na hora de gelar os ambientes, viu?

 

Como funciona o desumidificador de ar?

O desumidificador de ar é um aparelho elétrico com pequenas turbinas que fazem o ar entrar no equipamento. Lá dentro, o ar entra em contato com uma superfície fria, fazendo com que o excesso de água que estava em forma de vapor passe pro estado líquido e fique armazenada em um reservatório. Incrível, né?

 

Olha como o desumidificador pode ser compacto, perfeito! 

 

Tipos de desumidificador de ar

Existem diversos modelos de desumidificador, um pra cada tipo de ambiente, viu? Tem os pra pequenos ambientes, como armários, gavetas e guarda-roupas. Além dos maiores, ótimos pra cômodos maiores, tipo quarto, sala, cozinha ou escritório.

 

Benefícios do desumidificador de ar

O uso dos desumidificadores traz grandes vantagens não só pra saúde e cuidados pessoais, mas pra conservação de objetos também. Isso porque umidade em excesso pode causar mofos e bolores em paredes e móveis.

 

Ainda, ele vai evitar a proliferação de bactérias, o que causa doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma, tá?

 

Purificador de ar

Pra finalizar, tem o purificador de ar, o equipamento ideal pra deixar seu ar livre de sujeiras e germes. Ele é perfeito pra consultórios, salas de espera, espaços comerciais fechados e com muita gente, como academias.

 

O que é o purificador de ar?

Como o nome já diz, o purificador de ar é um equipamento que vai remover as impurezas do ar, deixando seu ambiente livre de partículas que fazem mal à saúde e renovando o ar constantemente. Ou seja, ele elimina fungos, bactérias, micróbios, vírus, poeira, odores, fumaça e resíduos de produtos químicos. Adorei!

 

Ao melhorar a qualidade do ar, o purificador ajuda a evitar doenças como sinusite, rinite, asma e outros. Ideal para quem deseja ter mais qualidade de vida e bem-estar.

 

Como funciona o purificador de ar?

Mas, como ele consegue limpar o ar? Primeiro ele retira o ar do ambiente, que passa por uma série de filtros, que vão retirando as partículas de sujeira e microrganismos. Depois, ele devolve o ar, já limpo, pro seu ambiente. Super simples.

 

Tipos de purificador de ar

Tem vários tipos de purificadores de ar, como o esterilizador, que usa uma câmara de cerâmica quente, que mata principalmente ácaros. É perfeito pra ter no closet, quartos e salas de estar.

 

Também tem purificadores ionizadores e ozonizadores. O primeiro usa a eletricidade pra criar o processo químico natural dos íons, que são lançados no ar, eliminando vírus e bactérias.

 

O outro usa um gás natural, o ozônio, pra matar vírus, bactérias, acabar com mau cheiro, bolor e fazer uma limpeza ainda mais profunda. O legal é que tem aparelhos com essas duas funções, viu?

 

Esse modelo super compacto de purificador já é ionizador e ozonizador, viu?

 

Benefícios do purificador de ar

A principal vantagem do purificador de ar é deixar o ar dos ambientes mais limpo, livre dos germes e garantindo a saúde de todos. Além disso, ele também ajuda na conservação dos móveis, paredes e objetos, pois elimina bactérias causadoras do mofo. Muito bom!

 

Quais são os diferenciais de cada um?

Agora que você já conhece bem os três equipamentos, chegou a hora de descobrir os diferenciais de cada um pra que consiga escolher o aparelho ideal.

 

Então, se você quer deixar seu ambiente mais úmido, o umidificador é perfeito. Já se você deseja o contrário, deixar o ar mais seco, o desumidificador é o equipamento ideal.

 

Agora, se você quer melhorar a qualidade do ar, aposte no purificador de ar.

 

Seja qual for o seu escolhido, aqui no Magazine Luiza você encontra os melhores umidificadores, desumidificadores e purificadores de ar. 

 

Saiba mais

Agora, se você quer um equipamento que ajude a evitar alergias respiratórias,  infecções e que ajude a dormir melhor, o esterilizador de ar é perfeito. E eu te conto tudo sobre ele na matéria Conheça o Esterilizador de Ar.

 

Além de um ar de boa qualidade, dormir em um ambiente calmo e silencioso é fundamental pra melhorar seu sono, sabia? Por isso, aposte no ruído branco pra relaxar na hora de dormir e baixe o app gratuito pra iOS ou Android.


Se precisar de ajuda para instalar ou higienizar seu umidificador, desumidificador ou purificador de ar, nossos parceiros podem te ajudar.