Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Rugby: conheça as regras do jogo

Rugby: conheça as regras do jogo

Saiba mais sobre as regras e algumas curiosidades desse esporte!

Bolas

Atualizado em 18 Jul 19

2 min de leitura

                    

Gente, o rugby é um esporte um pouco parecido com o futebol americano e que tá cada vez mais conhecido por aqui, viu? Tem muitos homens, mulheres e até crianças que colecionam camisetas, assistem às partidas e têm começado a participar de treinos! Quer ficar por dentro dessa novidade? Vem comigo que eu te conto!


Regras do rugby

Olha, no rugby cada equipe tem 15 jogadores titulares, que jogam uniformizados, numerados e posicionados lado a lado, tá? Do número 1 ao 8 os jogadores ficam mais à frente e, de 9 a 15, atrás. As partidas duram 1 hora e 20 minutos e são disputadas em dois tempos de 40 minutos cada um, tá?

 

Um detalhe desse jogo é a bola, que, em vez de ser redonda, é oval, pra ser jogada com as mãos e com os pés, viu? O campo, dividido ao meio pra cada uma das equipes, também é diferente do futebol tradicional. Além de uma trave, também tem postes, pra marcar a área de validação, onde são marcados os pontos. Ganha quem marcar mais pontos, que são divididos assim:

 

5 pontos: quando o jogador coloca com a mão a bola no chão depois de cruzar a linha do adversário, na área de validação, que fica depois dos postes. Essa jogada é chamada de try, ou ensaio, tá?

 

2 pontos: depois que a equipe marca um try, ela tem a chance de chutar a bola na direção dos postes da área de validação. O objetivo é fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária pra pontuar. Isso é chamado de conversão, viu?


Mandar a bola entre essas traves rende dois pontos pro seu time!


3 pontos: é quando um jogador sozinho chuta tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes do time adversário. Essa jogada é chamada de drop goal e a regra pra valer a pontuação é que a bola tem que tocar o chão antes e então ser chutada imediatamente. Gostei!

 

E outro detalhe é que no rugby a pontuação é diferente. Com dois pontos é declarado empate e um time só ganha se fizer mais de 4 pontos. Tem também o ponto bônus, que o time recebe sempre que marcar quatro vezes um try, ou ensaio. Muito bom!


Curiosidades: o que pode e não pode no rugby

No rugby, a regra é que os chutes devem ser feitos sempre pra frente e a bola só pode ser passada com a mão pra quem tiver atrás de você, tá?

 

Os jogadores também podem tentar tirar a bola do adversário e não tem problema derrubar o jogador do outro time, mas só quando ele tiver segurando a bola, hein! Se o jogador for derrubado sem a bola ou por uma rasteira, isso é uma falta grave!

 

A partir do momento que o árbitro apita o jogo, a partida dura os 40 minutos sem parada. O jogo só para se acontecer alguma falta, a bola sair de campo pela lateral ou se alguém se machucar e precisar ser substituído, viu?


Agora que você já sabe das regras, clica aqui pra saber todos os equipamentos que precisa pra jogar rugby!

 

Aqui no Magazine Luiza dá pra escolher uniforme, bola e equipamentos pra arrasar no rugby! Vem ver!