Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba escolher uma cadeira de rodas

Saiba escolher uma cadeira de rodas

Detalhes como pneus, altura do assento e material da armação são importantes na hora da escolha

Ortopédicos

Atualizado em 5 Mai 17

2 min de leitura

                  

Você sabia que existem cadeiras de rodas indicadas para cada perfil de pessoa como também para cada tipo de atividade? É isso mesmo. Tanto que você pode ter uma cadeira de rodas específica só para ir à praia e outra para ficar em casa ou para se locomover com mais frequência.
 
Antes de tudo, a cadeira precisa atender muito bem a todas suas necessidades de locomoção. A dica é conversar com o médico ou fisioterapeuta antes de comprar a sua. Afinal, o objetivo do equipamento deve ser o de facilitar a vida de quem precisa aumentar sua autonomia com segurança e conforto.
 
Para você entender um pouquinho melhor, uma pessoa idosa, por exemplo, que tenha menos força nos braços, precisa de uma cadeira mais leve. Ou se pessoa dirige pode precisar de um modelo dobrável. Já as pessoas tetraplégicas podem precisar das cadeiras com motorização nas rodas.

Pneus
Olha só, se você é do tipo esportista, escolha cadeiras com pneus com relevos. Esse tipo de pneu ajuda você a se locomover em terrenos mais acidentados e ásperos, como a areia, calçadas, asfalto e quadras, viu?

                   

Outra coisa, os pneus sólidos são mais resistentes e precisam de menos manutenção, já que esvaziam com menos frequência. Por outro lado, eles são mais pesados que os demais modelos e deixam a locomoção um pouco mais lenta.
 
Rodas
Se você quer mobilidade e leveza, uma boa alternativa é optar por rodas raiadas, ou seja, aquelas parecidas com as rodas da bicicleta, sabe? Essas rodas apesar de serem mais pesadas, são bem mais resistentes e precisam de menos manutenção.
 
Material
Gente, as cadeiras de rodas têm muita tecnologia empregada no seu desenvolvimento de modo geral.  Tanto que o equipamento pode ser de alumínio, titânio e até fibra de carbono. Aliás, este último é mais leve, resistente e dura muito mais. Olha que interessante, as peças feitas com aço são as mais acessíveis em termos de preço, mas costumam ser as mais pesadas e nesse caso só são indicadas para uso doméstico ou hospitalar. Vale lembrar que o ideal é que uma cadeira de rodas pese entre 9 e 14 quilos.
 
Motorização
Pessoas com pouca mobilidade ou idosos podem precisar de uma cadeira motorizada. Os modelos disponíveis têm ótimo desempenho e muito mais autonomia de bateria. Ah! Uma dica é optar por cadeiras que possam circular dentro de casa sem problemas ou empecilhos, tá?
 
Acessórios
Olha que bacana, as cadeiras atuais possuem uma infinidade de acessórios. São bandejas, apoio de braço, apoio de pernas e de cabeça. Podem ser fixos ou reguláveis. Isso vai depender muito do uso da cadeira e também da necessidade de cada pessoa. Mas, o importante é que você se sinta feliz e mais livre!
 
Aproveite para conhecer
aqui no Magazine Luiza as nossas opções em cadeiras de roda!