Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba tudo sobre o orégano

Saiba tudo sobre o orégano

Além de muito gostoso, o tempero também traz benefícios pra saúde!

Alimentos

Atualizado em 26 Out 20

4 min de leitura

Gente, o orégano é uma erva aromática, ideal pra temperar pizzas, molhos e outras massas, viu? Além de ser uma delícia, ele também traz benefícios pra saúde, como proteção contra algumas doenças, combate ao câncer, além de melhorar a digestão. Quer conhecer melhor esse produto? Então, vem comigo!


Tipos de orégano: pra que servem e como usar


Olha, dá pra encontrar o orégano na versão fresca, que vem em mudas ou vasos, e também seca, com folhas desidratadas e bem picadinhas. Vou te falar um pouco mais sobre as características de cada uma!


Orégano seco: ideal pra usar na pizza


- Olha, o orégano seco tem um aroma e um sabor ainda mais concentrados e potentes. Ele combina com queijos, carnes e receitas à base de tomate, como nos pratos italianos.
- Essa é a versão perfeita pra usar na pizza. E pra quem preferir um prato menos calórico, o orégano seco também fica muito gostoso como tempero de saladas e queijos, tá?
- Você encontra esse tipo de orégano em potinhos ou saquinhos, com até 300 gramas, ou g. E se guardar ele bem fechado, num lugar seco, escuro e longe do calor, pode durar até 30 dias depois de aberto na primeira vez. Gostei!
- Ah, é  legal ter em mente que o orégano deve ser adicionado só no final do cozimento, viu? Se colocar antes, ele pode ficar com sabor amargo.

 

Orégano seco da Kitano vem com 10 gramas e realça o sabor da comida

 

Orégano fresco: ótimo pra molhos e carnes


- Já a versão fresca é ideal pra molhos, carnes e também pra fazer chá de orégano.
- Ele dura cerca de três dias, e o indicado é manter na geladeira, enrolado no papel toalha, pra evitar que fique úmido e estrague.
- Se preferir, também pode congelar pra durar mais tempo. O importante é não usar o orégano se ele tiver mudado de cor ou de cheiro, combinado?
- Na hora de escolher, preste atenção na aparência do orégano, que deve ser saudável, com folhas verdes e sem manchas marrons
- Quando for usar, lave e retire as folhas do talo. Aí, fica a seu escolha colocar elas inteiras ou picadinhas. Em pratos assados, você pode acrescentar até o ramo inteiro!
 


Vaso da marca Manah da Terra vem com uma muda de orégano fresco

 

Benefícios do orégano pra saúde


Essa erva traz muitos benefícios pra saúde, por isso vale a pena investir em receitas com esse ingrediente!


Ajuda na digestão


Além de ser ótimo pra digestão, o orégano ainda evita que você tenha gases e te protege de cólicas. Ele também trabalha como estimulante pro estômago, ajudando pessoas que sofrem com falta de apetite.


Outro benefício desse ingrediente é evitar inchaços no corpo por conta do líquido, evitando variações constantes de peso. Demais!


Combate vírus e bactérias


O orégano ajuda no combate a vírus e bactérias e, assim, aumenta sua imunidade, evitando que você fique doente. Também melhora o equilíbrio da flora intestinal.


Trabalha contra doenças respiratórias


Pra quem tem doenças como bronquite e asma, o orégano é um excelente companheiro! Na forma de chá, ele ajuda a melhorar a tosse e eliminar o catarro do seu organismo. Aí sim, hein?


Ajuda no combate ao câncer


Muitos estudos apontam o orégano no combate ao câncer de próstata, nos homens e também do câncer de mama. Isso porque uma substância desse ingrediente induz as células doentes a se autodestruirem e pode ajudar a impedir a evolução da doença. Uau!


Conheça receitas deliciosas com orégano
 


Orégano seco da Adicel vem com 150g e ajuda a diminuir o sal na comida

 

Olha, dá pra fazer muitos pratos que ficam maravilhosos com orégano! Ele é muito usado pra fazer receitas típicas italianas, como molhos de tomate, berinjela à parmegiana e as pizzas.


Mas também vai bem em temperos, caldos de verduras, carnes, peixes e aves. Vou te dar algumas dicas!


Bruschetta com orégano


A bruschetta parece uma pizza, só que bem mais simples e fácil de fazer em casa! Pra preparar essa receita, você vai precisar cortar 2 tomates bem maduros em cubinhos, juntar com 1 dente de alho amassado, meia xícara de azeite, 1 colher de sopa de orégano, folhas de manjericão e sal a gosto. Aí é só mexer bem e deixar a mistura separada!


Separe algumas fatias de pão italiano ou baguete, regue com azeite e leve ao forno pra dourar. Depois disso, cubra os pães com fatias de mussarela de búfala e coloque a mistura por cima. Então leve ao forno por mais 5 ou 10 minutinhos e pronto! Fica uma delícia!


Creme de alho com orégano


Quer fazer um creme de alho delicioso pra colocar nos pães de churrasco? É simples! Bata 3 dentes de alho grande no processador, acrescente 2 colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de requeijão, 3 azeitonas verdes e cheiro verde e orégano a gosto. Use o processador de novo pra bater essa mistura por 30 segundos.


Corte os pães no formato de torradinhas e acrescente o creme por cima. Aí é só levar ao forno ou colocar na brasa. Fica uma delícia!


Gostou? Pra receitas saborosas, você encontra orégano aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Agora, quer saber quais os temperos ideais pra cada tipo de comida? Aqui tem umas dicas bem legais pra você!


Se tiver interesse em conhecer mais receitas incríveis pra arrasar na cozinha, o app Kitchen Stories te ajuda a fazer pratos deliciosos e tá disponível pra iOS e Android!