Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba usar o tear

Saiba usar o tear

Vem comigo que eu tenho dicas de como usar esse instrumento no seu artesanato!

Armarinhos

Atualizado em 31 Mar 20

2 min de leitura

Gente, os teares são ótimas ferramentas pra criar cachecóis, gorros e outras peças de artesanato, viu? E o legal é que tem vários modelos pra usar, além de muitos pontos que você pode fazer pra deixar as peças lindas. Pra entender o básico como os teares funcionam, dá uma olhadinha nesse passo a passo!


Criando um primeiro artesanato com tear

Olha, dá pra ter uma ideia bem legal de como criar com o seu tear ao fazer uma trama simples num modelo quadrado, tá? No dia a dia dá pra encontrar vários outros, como retangulares, redondos e até hexagonais, com 6 pontas!


O artesanato feito nesse passo a passo com o tear quadrado serve como um apoio de copo, jarras, pratos e outros objetos decorativos, dependendo do tamanho dele. Pra você ter uma ideia, um tear de 20 centímetros faz uma trama mais ou menos do diâmetro de um prato convencional!


Antes de começar, separe sua linha ou barbante, tesoura, uma agulha de crochê e uma agulha pra tear.


Fazendo a trama

Dando uma olhadinha na foto aqui embaixo, dá pra perceber que tem um preguinho na parte de baixo que não tá alinhado com os outros, né? Ele serve pra amarrar a linha que vai ser usada!

Esse tear quadrado tem 20 centímetros e 20 pregos em cada lado

 

Depois de amarrar ela com um nó, vá esticando em zigue-zague sempre de cima pra baixo levando em conta essa imagem de exemplo. Passe o fio uma vez por fileira sem pular nem um preguinho!


Chegou no último do canto direito? Coloque o fio por fora do primeiro prego da lateral e segure. Pelo lado esquerdo, pegue a agulha de tear e passe ela por cima de um fio, por baixo do seguinte e assim por diante até chegar no fio que tá na sua mão direita. 


Sem soltar a linha na direita, puxe ela com a agulha até chegar do lado esquerdo e enganche no primeiro prego que tá livre!


Você vai fazer isso em toda a lateral. Só fica de olho num detalhe: se a agulha de tear passou por cima do fio na primeira vez, na segunda ele deve ir por baixo. E vai mudando até fazer tudo!


Chegando no arremate

Depois de passar a linha desse jeitinho que expliquei, não pode tirar ela do tear senão o trabalho inteiro vai desmanchar! Precisa fazer o arremate antes, tá? Daí os fios ficam bem seguros.


Funciona assim: depois de passar o fio em todos os pregos, você vai virar o tear de costas e, sem soltar a linha, puxar ela. Daí volta o tear pra posição de antes e começa a laçar os fios com a agulha de crochê em cada uma das linhas que já tão esticadas!


É fundamental fazer isso em cada um dos fios separados, nunca dois juntos, e contornando toda a trama! Senão ela não vai ficar bem presa!


Terminou? Puxe o fio que tava usando pra laçar e corte com a tesoura. Depois, solte a trama do tear com a agulha de crochê!


Gostou? Aproveita pra ver aqui alguns tipos de teares pra voc? escolher o ideal!


Que tal escolher aqui no Magazine Luiza vários tipos de tear, linha e barbante pra criar um artesanato bem bonito, hein?