Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Salve Seu treino

Conheça algumas dicas para otimizar os resultados da sua prática esportiva

Fitness e Musculação

Atualizado em 8 Fev 12

3 min de leitura

Que tal jogar fora todas aquelas horas de esforço que você teve na academia? Cada puxada de ferro, cada saco socado ou chutado, cada suor escorrido nas esteiras...Tudo isso poder ser desperdiçado em um piscar de olhos, com atitudes que são condenadas pelos nutricionistas e professores de atividades físicas.

Nesta matéria vamos te mostrar alguns exemplos que não devem ser seguidos, e assim você conseguirá manter equilibrada a sua rotina de hábitos saudáveis.

Mas é só um docinho...

Um exercício amado por alguns e odiado por outros é o spinning, aquela corrida intensa de bicicleta. Se você pratica esse tipo de exercício sabe o quanto ele é importante para a queima de calorias e o quanto ele exige de energia. Mas sua aula de spinning pode ir por água abaixo quando você devora aquele docinho que está perdido na geladeira, por exemplo. Com a falta de energia, é comum querermos compensar o corpo com um doce, ainda mais depois de uma intensa atividade física achamos que o corpo merece um ?mimo?.
 
Essa prática não é correta, além de não ser nem um pouco saudável. Nossa sugestão é que você procure um nutricionista, assim ele poderá te dar algumas opções melhores para esses momentos.

Que sono...

Quarenta minutos depois de ter pulado em seu Trampolim Profissional da Polimet, por exemplo, você acaba se sentindo muito cansado? Depois de uma hora levantando peso em uma estão de exercício, como o Aparelho de Musculação 518 CI da Kikos, você perde o ânimo e tem vontade de dormir? Se não é apenas a exaustão momentânea causada pela atividade física, mas uma fadiga que lhe acompanha o dia inteiro, pode ser que tenha algo de errado. Exercícios dão energia e estimulam a adrenalina e não o contrário.

Nesses casos, recomendamos que você procure um personal trainner, assim ele poderá te orientar a praticar os melhores exercícios para a sua necessidade.

Chato, chato

Por melhor que seja um aparelho elíptico, praticar exercícios nele por uma hora e meia pode ser chato e monótono, já que torna a atividade sem qualquer variação. Com isso você corre o sério risco de ficar desanimado e pode até querer pensar em desistir. Isso sem contar que só um tipo de exercício trabalha poucos grupos musculares.

Recomendamos que você varie o cardápio de exercícios. Por exemplo, se já possui um elíptico, adquira também uma cama elástica, que pode ser dobrável e fácil de guardar. Tenha em mãos também uma corda de pular, como o modelo digital da Torian, que mede pulos, calorias e tempo. Coloque uma música animada e lembre-se de que esse momento é para se divertir também!

Tá muito fácil?

Você não tem que sentir uma dor severa na hora de malhar. Mas o exercício precisa ser um desafio e exigir esforço da sua parte. É a diferença entre dar um passeio e fazer uma caminhada. Se você faz abdominal, por exemplo, em algum momento essa prática se tornará  muito fácil. Ou seja, você tem sempre que desafiar o corpo e não se acostumar com os exercícios. Com a ajuda de um profissional você conseguirá mesclar diversos tipos de atividades que renderão um melhor condicionamento físico, além de trabalhar todos os grupos musculares. 

Equipamentos de qualidade sempre permitem regulagem de peso e altura, o que aumenta a dificuldade do exercício. Comece a variar essa dificuldade gradativamente, e lembrando-se de para não abusar dos músculos, o ideal é reduzir o número de repetições.

Com essas dicas você conseguirá ter melhores resultados e o seu corpo irá agradecer!