Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Serrote: como usar do jeito certo?

Serrote: como usar do jeito certo?

Vem comigo que eu tenho algumas dicas pra você fazer tudo o que precisa com ele

Ferramentas Manuais

Atualizado em 7 Jun 18

3 min de leitura

Gente, o serrote é uma ferramenta incrível pra cortar madeira e até mesmo outros materiais, né? Agora, pra conseguir bons resultados com ele e ainda fazer tudo o que você precisa em segurança, é muito importante ter bastante atenção a alguns detalhes. Quer saber quais? Então, vem comigo que eu te conto tudinho!


Preparando o material

Antes de começar a serrar, você precisa prestar atenção se o serrote tá em bom estado, com a lâmina afiada e sem nenhum dente quebrado, viu? É que, se a lâmina não tiver muito boa, ela pode retalhar em vez de serrar. Nesse caso, use um afiador de ferramentas pra deixar ela no jeitinho certo e facilitar o seu trabalho.


Essa dica serve principalmente pra serrotes de poda, que podem machucar troncos de galhos quando ficam com lâminas cegas!
 


                                                             O afiador de lâmina te ajuda a deixar os cortes bem feitinhos


Depois de checar a lâmina é hora de preparar o material! Sempre deixe a madeira, ou o que for cortar, bem preso por grampos ou apoiado na sua bancada. Afinal, se ele escorregar, você pode causar um acidente.


E, mesmo nessa fase de preparação, use sempre luvas e óculos de proteção. Eles são equipamento básico de segurança muito importantes pra evitar farpas no rosto ou nas mãos, viu? 


Usando o serrote


Chegou a hora de usar o serrote? Então, uma dica é ajustar a tensão da lâmina nos arcos de serra ou serrotes ajustáveis pra deixar ela bem certinha e aumentar o poder de corte. Isso evita que você fique fazendo esforço demais pra conseguir serrar. Legal, né?


Pra fazer o ajuste, é só girar a porca em formato de borboleta pra mais ou pra menos, até sentir que ela tá firme.
 

O esticador do serrote é essa porca ajustável com formato de borboleta


Prontinho! Agora é hora de cortar. Comece serrando com a lâmina na horizontal e, conforme o corte for abrindo profundidade, deixe o serrote na diagonal. Quando o corte alcançar metade da profundidade, incline mais ainda até ele ficar num ângulo de 90 graus. Isso ajuda na pressão que ele faz na peça pra você usar cada vez menos força serrando. Demais!


Quando o corte tiver na metade, incline o serrote pra facilitar


Uma dica pro acabamento ficar melhor: comece a serrar o material pela parte que vai ficar visível após o corte. Isso porque o lado que fica embaixo durante o corte, principalmente na madeira, pode ficar com algumas rebarbas. Mas também dá pra tirar elas com uma lixa, sem problemas!


Cuidados pro serrote não entortar ou perder o corte

A primeira regra é nunca guardar serrotes e arcos de serra com outras ferramentas, que podem entortar, quebrar ou fazer a lâmina deles perderem o corte, tá? O ideal é ter um painel de ferramentas e deixar o serrote pendurado. As serras substituíveis pra arcos podem ser guardadas em caixinhas e até gavetas, longe de outros materiais que podem forçar ou quebrar elas também.
 

Comprar jogos de lâminas substituíveis com caixa é muito prático


Pro seu serrote não enferrujar e ter sempre o melhor desempenho de corte, lubrifique ele. Você pode usar óleo lubrificante multiuso nas lâminas da serra e até no esticador do serrote, deixando tudo sempre bem conservado. Fácil, né?


Se a porca em formato de borboleta já não tá mais apertando, ou parecer frouxa, troque ela por uma nova antes de usar o serrote novamente. Isso evita acidentes, estragos na peça que você tiver cortando e previne desgaste nas lâminas do serrote, tá?


Gostou das dicas? Então, agora que você já sabe como usar o serrote, conheça o modelo certo pra cada tipo de função e trabalho clicando aqui.


Gostou de saber mais sobre serrotes? Aqui no Magazine Luiza tem modelos incríveis esperando por você!