Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Sistemas operacionais das TVs

Sistemas operacionais das TVs

Saiba quais são e como funcionam!

TVs

Atualizado em 11 Ago 20

4 min de leitura

Assistindo tv

Gente, as Smart TVs são eletroeletrônicos incríveis pra quem quer navegar na internet usando vários aplicativos pra ver séries e filmes! Agora, assim como computadores e smartphones, elas podem vir com diferentes sistemas operacionais que mudam a forma de navegar! Vem comigo que eu te mostro o  WebOS, o Tizen, o Google TV e o Roku TV!


Entenda como eles funcionam


Olha, os televisores têm conexão via wi-fi ou por cabos LAN, que são aqueles fios de rede que encaixam no modem, sabe? Aí sua smart Tv fica conectada e dá pra fazer download de aplicativos de streaming, áudio e vídeo, por exemplo.


Mas a disponibilidade de cada app depende do modelo da sua Smart TV, tá?  Além disso, é por meio das atualizações que muitas vezes as tv?s disponibilizam novos aplicativos e funções. Nesse caso, o sistema vai te notificar quando tiver atualização. Fique de olho pra sempre continuar funcionando direitinho.


WebOS é perfeito pra navegar com tranquilidade


Esse sistema tá presente nos televisores da LG, tá? É bem fluido na hora de usar, especialmente nos aparelhos mais novos ou com processadores top de linha.


Inclusive, alguns modelos vêm até com um controle remoto Magic, que funciona como um cursor de mouse: é só apontar pro monitor e movimentar a mão no ar. A dica é dar uma olhadinha na descrição pra saber essa informação. Aí sim!


E também, pra não atrapalhar a programação, o menu de aplicativos aparece na parte debaixo da tela, por cima do que tá sendo transmitido. Outro detalhe é que os cartões dos programas contam só com informações importantes, como o símbolo do aplicativo ou nome. Basta selecionar, como se tivesse trocando de canal, e pronto.

Tv WebOS

Você pode assistir seus vídeos favoritos com muita facilidade!


WebOS 2022


Já a versão mais recente desse sistema, tá presente nos novos lançamentos de televisores LG desse ano. E com algumas novidades! A primeira delas é a possibilidade de criar perfis pessoais pra acessar as funções e apps da TV. Assim, cada usuário pode personalizar e configurar a interface do jeito que quiser. Gostei!


Também dá pra entrar em contas pessoais pelo navegador ou pelo smartphone com a tecnologia NFC Magic Tap, além de transmitir conteúdos do celular pra televisão, viu?


Inclusive, se você tiver mais de um aparelho em casa conectado na mesma rede wi-fi, o WebOS 22 consegue espelhar o conteúdo de um pro outro.


Também tem a nova função Always Ready, que faz com que a TV se torne uma tela de mídia, que mostra temperatura, notícias e até permite reproduzir músicas quando fica sem uso por um tempo. Muito útil!


Tizen é ideal pra games


O Tizen é um sistema operacional exclusivo pra smart TVs Samsung e parece um pouquinho com o WebOS por ser fácil pra navegar! O mais interessante é que ele pode servir de centro de comando pra outros aparelhos compatíveis da marca, como Home Theaters e até máquinas de lavar roupa inteligentes.


Sua biblioteca de aplicativos e serviços exclusivos, como canais de vídeo e games, é bem completa. Adorei!

TV TIZEN

Dá até pra ouvir música pelo aplicativo Spotify!


Samsung Gaming Hub


A novidade é a plataforma de streaming de jogos all-in-one, presente em todas as Smart TVs Samsung 2022! Nela, você pode aproveitar os games de todos os parceiros da empresa.


Dá pra jogar pelo Xbox e NVIDIA GeForce NOW sem precisar de um console ou computador. Muito legal!


Google TV agora é substituta da Android TV


Olha, esse sistema operacional costuma ser usado em TVs das marcas Sony, Philco e Philips, tá? A maior vantagem é que tem vários aplicativos. Alguns dos mais famosos são o Netflix, o Globoplay e o Spotify, mas também dá pra encontrar outros bem recentes.


A mudança de nome anunciada pela empresa em 2021, e agora já é possível desfrutar da interface atualizada na sua Smart TV! O principal motivo pra isso acontecer foi pra evitar incompatibilidades de ambos, que agora foram unidos num só. Adorei!


Então, além de aproveitar os benefícios do antigo Android TV, tipo a inteligência artificial Google Assistant, também dá pra integrar direitinho com dispositivos que contam com esse sistema.


Ah, e ele ocupa a tela toda da TV, mostrando a interface com os aplicativos e funções.

Android tv

Dá pra usar smartphones Android como controle remoto!


Roku TV: muito intuitivo pra sua navegação


Ele tem parceria com a marca de TV AOC, e conta com uma navegação bem intuitiva.


Funciona como uma central de mídia eficiente, onde todos os aplicativos e dispositivos conectados aparecem na tela inteira. 


Ah, e o catálogo de apps e serviços é amplo, viu? Tem filmes, séries, esportes, programas de tv e música! Incluindo canais gratuitos ou pagos. Muito legal!

Tv Roku

Com a ferramenta Roku Search é muito fácil achar seus conteúdos favoritos


Gostou de conhecer os sistemas operacionais das Smart TVs? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos incríveis.


Saiba mais


Se você tiver procurando algumas opções de aparelhos com ótimo custo-benefício, dá uma olhadinha na matéria Smart TVs: Conheça as mais em conta!


Ah, e um aplicativo bem legal pra receber recomendação de séries, filmes e animações é o Chippu! Ele te apresenta novos títulos de acordo com as suas preferências, e tá disponível pra Android e iOS. Gostei!


E se precisar de uma ajudinha com suportes pra sua TV, fale com um de nossos parceiros!