Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Suplementos Alimentares

Turbinando o organismo e suprindo a deficiência nutricional

Emagrecimento

Atualizado em 20 Jun 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Quando o organismo apresenta alguma deficiência nutricional entram em cena os suplementos alimentares. Eles são usados para completar a alimentação e podem ser encontrados em forma de shakes, cápsulas, comprimidos e líquidos. Os suplementos fornecem vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos que normalmente faltam nas alimentações diárias, geralmente, quando não conseguimos ingerir a quantidade de nutrientes e vitaminas essenciais que o corpo necessita ou mesmo consumindo produtos industrializados. São uma boa opção para quem precisa se manter saudável o tempo todo.

Os suplementos são substâncias que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos, fornecendo proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. A maioria deles tem o uso liberado, mas devem ser consumidos de acordo com prescrição de um especialista. Geralmente, são ingeridos com as principais refeições quando o corpo absorve melhor os nutrientes. 

Os suplementos também são indicados aos praticantes de esporte que querem melhorar o desempenho físico ou repor perdas nutricionais. Mas especialistas não recomendam o seu uso por adolescentes que estão em fase de crescimento porque não possuem as condições adequadas para absorver a carga nutricional.

Lembre-se de que antes de começar a fazer uso de um suplemento, é imprescindível verificar qual a carência nutricional e a necessidade de implementação do produto. Vale ressaltar que nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável e deve ser usados apenas quando a deficiência nutritiva não consegue ser suprida pela alimentação.

Um especialista de saúde vai indicar o melhor suplemento e a dose diária adequada também para o seu tipo físico. Por isso, é preciso identificar qual se encaixa melhor às suas necessidades já que há diversos tipos de suplementos disponíveis, entre eles: hipercalóricos (possuem um valor energético alto); hiperproteicos (aminoácidos que ajudam na formação de músculos), termogênicos (aumentam o metabolismo), antioxidantes (ajudam na limpeza do organismo), polivitamínicos e minerais (para quem necessita complementar vitaminas e minerais), hormonais (estimulam a produção de hormônios).

Depois das nossas dicas, basta você acessar a seção de Suplementos Alimentares e escolher o mais adequado para você!