Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Surf: cuidados com roupas e acessórios

Surf: cuidados com roupas e acessórios

Saiba como lavar, guardar e manter pranchas, roupas e outros itens parecendo novos!

Vestuário Esportivo

Atualizado em 31 Jul 19

4 min de leitura

                     

Gente, depois de sair da água, é importante lavar e guardar do jeito ideal suas roupas e acessórios de surf pra eles durarem muito, viu? E cada material, como a lycra, neoprene e as diferentes partes dos equipamentos precisam de cuidados especiais! Você sabe deixar eles sempre prontos pra usar? Vem comigo que eu te mostro!


Cuidando da prancha

A água salgada pode deixar sua prancha amarelada, desbotada e com um visual bem desgastado, sabia? Por isso, é muito importante lavar ela com água doce e tirar a parafina assim que sair da praia!

 

Uma dica: com o calor essa cera derrete e fica mais fácil limpar, tá? É só deixar de 5 a 10 minutos no sol, usar uma espátula de plástico pra não riscar a prancha e pronto!

 

Assim que chegar em casa, o ideal é fazer uma lavagem mais completa. Se ainda tiver parafina e ela tiver muito dura, a dica é ligar o secador de cabelo na temperatura mais baixa uns 30 centímetros longe da prancha só até a parafina começar a amolecer. Fácil, né?

 

Use um pano bem macio com removedor e tire o resto da parafina até a prancha ficar bem lisinha. E, com detergente neutro e uma esponjinha macia, lave bem até tirar todos os restos!

 

Depois é só secar a prancha e guardar! E olha só: nunca deixe ela fora de casa porque o excesso de sol e calor pode deformar as partes mais delicadas desse equipamento!


Use uma capa!

Olha, vale a pena ter uma capa de prancha pra proteger ao máximo, viu? E o legal é que tem opções térmicas e refletivas pra carregar em cima do carro em segurança, sem risco do calor estragar, tá? Além disso, as capas também facilitam na hora guardar a prancha em casa, longe da poeira e outros riscos, como arranhões e trincos!

 

Por falar em trincos, outro cuidado que você deve ter ao guardar a prancha é nunca por ela em pé nem apoiar nada em cima, viu? Se for levar no rack de bicicleta em cima do carro, coloque sempre deitada, encapada e nunca carregue outros objetos com ela nem amarre as tiras de segurança do suporte muito apertadas pra não amassar nem quebrar, combinado?


Use uma capa na sua prancha pra proteger do calor, batidas e riscos


Em casa, pra evitar qualquer dano, guarde a prancha em cima do guarda roupa ou instale prateleiras pra por ela. Fica até decorativo na sua sala ou quarto, hein!


Conserve os acessórios

Leash - Também tem que cuidar bem do leash, aquela cordinha que prende a prancha na perna, viu? Basta lavar com água doce e detergente pra tirar bem a parafina do nylon e do fecho de contato! Fácil, né?

 

Outro cuidado é guardar ele solto e bem seco dentro da capa da prancha quando for transportar no carro. Nunca enrole na prancha, nem dobre, tá? Quando chegar em casa, pendure num gancho ou cabide pra ele ficar sempre retinho e pronto pro próximo uso. Legal!


Guilhas - Já as quilhas podem ser limpas do mesmo jeito que a prancha. E só devem ser tiradas se você tiver necessidade de trocar ou se os encaixes ficarem muito sujos, viu? É que os encaixes se parecem com parafusos muito delicados e se você ficar pondo e tirando toda hora eles acabam ficando frouxos!
 

A quilha é essa parte da prancha que parece uma barbatana de tubarão!


Cuide da roupa de neoprene

Depois do surf, sempre lave suas roupas com água doce antes de voltar da praia, tá? Evite jogar no carro com sal do mar e areia, pois podem fazer mal pros tecidos!

 

Quando chegar em casa, lave as camisas, bermudas, jaquetas e macacões de neoprene com água fria e detergente neutro, sempre à mão. Use uma esponja ou escova bem macia pra esfregar e tirar restos de parafina e areia.

 

Nunca use máquina de lavar, nem secadora, combinado? Outro cuidado é não usar sabão em pó, nem alvejante ou cloro, que podem deformar e até furar o neoprene!

 

Depois de lavar, seque na sombra, sempre do avesso e pendurada num varal sem pregadores porque podem marcar a roupa, hein! Ou se preferir, use a bancada da lavanderia.

 

Na hora de guardar, não dobre essas peças. Coloque num cabide e guarde a roupa sempre bem seca e longe da umidade pra evitar fungos! Se não for usar ela por um tempo a dica é passar talco pra evitar que a roupa fique ressecada e rache. Gostei!


Como lavar roupas de lycra

As roupas de lycra como bermudas e camisas também são delicadas e não devem ser lavadas com água quente, nem ir pra lavadora ou pra secadora, tá?

 

O melhor jeito de deixar elas limpas é usando sabão neutro ou biodegradável! Colocar de molho em um balde com água por 10 minutos antes de enxaguar também ajuda a tirar parafina, protetor solar e outros restos gordurosas. Legal, hein!

 

Se as roupas tiverem muito sujas ou amareladas, nunca use alvejante, tira manchas ou outro produto forte que pode estragar as cores ou os tecidos tá? Faça uma misturinha de uma xícara de vinagre pra 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ponha direto na mancha, esfregando de um jeito delicado ou na água onde as roupas vão ficar de molho. Muito simples, né?

 

Depois é só enxaguar e pendurar na sombra! Nunca use ferro de passar, combinado? Guarde direto na gaveta, longe de objetos e outras roupas que possam puxar o fio!


A roupa de lycra não deve ser passada a ferro nem ir pra secadora, tá?

 

Ah, por falar em roupas de surf, sabe qual o tipo ideal pra você? Clica aqui que eu te ajudo a escolher!

 

Precisando de novas roupas e acessórios de surf? Dá uma espiadinha aqui no Magazine Luiza!