Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tábua livre de bactérias

Tábua livre de bactérias

Cuidados na limpeza de um dos principais itens da cozinha

Acessórios para Mesa

Atualizado em 26 Set 13

2 min de leitura

Gente, não dá pra ficar sem uma tábua de corte na cozinha, né? Mas depois de preparar várias receitas, é ideal deixar ela limpinha e longe de bactérias! Quer saber como fazer isso? Então, vem comigo!


Limpeza no dia a dia

Olha, a primeira coisa importante sobre as tábuas é que materiais como madeira e plástico absorvem muito mais os alimentos, viu? Então, todo cuidado é pouco! Por exemplo, se você colocou um frango cru nela, que pode ter salmonela, você vai precisar limpar muito bem antes de usar de novo pra cortar outros alimentos.
 

E a melhor forma de deixar ela limpinha é usando sal e limão! É só cortar meio limão, jogar sal de cozinha na sua tábua e esfregar a fruta nela. Depois coloque a tábua por 5 minutos em uma solução de 2 colheres de água sanitária para 3 litros de água. Pronto, agora é só enxaguar, secar e usar quando quiser!


Limpeza pesada

Agora, se a sua tábua de corte de madeira tiver com partes pretas ou esverdeadas, é sinal que ela não deve ter sido seca direitinho antes de ser guardada. Mas a dica pra resolver esse probleminha é super simples, tá? Você só tem que usar uma lixa número 1 de madeira pra tirar essa camada de limo e gordura dela. Depois é só lavar a tábua com detergente neutro.


Outra dica bacana pra limpar as tábuas de corte de qualquer material é deixar ela mergulhada por 30 minutos em uma mistura de dois litros de água quente, um copo de vinagre branco e uma colher de água sanitária. Daí é só deixar secar no sol depois, já que o calor e a luz ajudam a matar bactérias. Fácil, né?


Dá uma olhadinha agora nesses cuidados pra conservar a sua tábua de corte sempre nova:

- Nunca guarde a tábua molhada, suja e nem deixe ela com resíduos por muito tempo. Ela pode ficar manchada e com cheiro.

- Quando for lavar, use sempre a parte mais macia da esponja. A parte grossa ou esponjas de aço podem desgastar sua tábua de corte.

- Sua tábua ficou muito em contato com gordura e carne? Então passe vinagre nela e esfregue também meia fatia de limão. Isso vai tirar o cheiro, remover a gordura e deixar a sua tábua sempre nova.

- Nunca limpe sua tábua com produtos que tenham ácido, amoníaco e outros que deixam resíduos que fazem mal à saúde, tá?


Seguindo essas dicas você vai conservar sua tábua por mais tempo! Agora, quando ela tiver riscos, rachaduras fundas ou começar a soltar pedacinhos, é porque já tá na hora de comprar uma nova, viu?


Aqui no Magazine Luiza tem tábuas de corte incríveis pra preparar suas receitas. É só escolher a sua!