Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Taças e copos ideais pra sua cerveja

Taças e copos ideais pra sua cerveja

Conheça os diferentes tipos de taça e copo pra cada tipo de cerveja!

Alimentos

Atualizado em 9 Ago 17

3 min de leitura

                   

Gente, sabia que tem um copo ou taça certo pra cada tipo de cerveja? Isso mesmo! Pode até parecer bobagem, mas os especialistas da bebida garantem que o copo certo pode destacar ainda mais as características de cada uma. E pra você escolher o copo ideal, olha só essas dicas!


Os tipos de cerveja


Pra entender qual é o tipo de copo ideal, você precisa saber quais os tipos de cerveja que existem, né?
E tem basicamente três tipos de cerveja:


- As Lagers, que são as cervejas mais leves e refrescantes.

- A Pilsen, que é uma cerveja lager dourada e mais clara. Aliás, é o estilo mais consumido no mundo, viu?

- E as cervejas Ales, que são as cervejas que têm aromas e sabores mais ricos, além de serem mais encorpadas.


Já um outro tipo de cerveja seria a Lambic, ou artesanal, que usa uma fermentação natural pra criar álcool e ter vários tipos de fermento também.

 


Combinando tipos de copos e cervejas


Agora que você já sabe os tipos de cervejas, chegou a hora de conhecer os tipos de copos, canecas e taças, olha só:


Lager ou Chope- Esse copo é ideal pra servir a cerveja tipo Pilsen. Ele tem uma base mais grossa, é mais estreito embaixo e largo em cima. Esse formato ajuda a deixar a espuminha por mais tempo, viu? Aliás, é um tipo de copo que dá pra ver bem a transparência característica das cervejas Pilsen.

Este é um Lager


Pilsner- O copo Pilsner também é pra cerveja Pilsen. Ele é parecido com o Larger, viu? A diferença é que a base é mais fina e a boca mais larga. Esse copo ajuda na formação de uma espuma cremosa e direciona o aroma da bebida direto pro seu nariz.

Este é um Pilsner

Weizen- Olha só, o copo tipo Weizen é mais estreito próximo da base e tem a boca larga, justamente pra conservar a espuma e preservar o cheiro da cerveja. Esse tipo de copo é ideal pra cervejas artesanais, como as de trigo, porque o formato dele dá um destaque pro colarinho que é formado na hora em que a cerveja é servida.

Este é um Weizen

Tulipa- Esse tipo de taça é muito parecida com a taça de tomar conhaque, sabe? Só que a boca é virada pra fora do mesmo jeitinho que a flor tulipa. Ela é ótima pras bebidas que têm muito colarinho, como Ales e Lambics. Daí você pode beber sem se preocupar com a espuma. Ah, sem contar que ela é bem mais delicada, né?

Esta é uma Tulipa

Mass- A caneca tipo Mass é ideal pras festas e pra quem adora beber muito, já que cabe até 1 litro de cerveja. Uau! Ela é bem resistente, porque tem uma camada grossa de vidro. E a origem dessa caneca é alemã, tanto que mass significa medida em alemão, sabia?

Este é um Mass

Flauta (Flute)- A dica é usar essa taça pra cervejas que parecem vinhos, como as cervejas de fruta belga, por exemplo. O formato dela destaca a qualidade dos ingredientes da bebida. E você deve conhecer esse tipo de taça, porque ela também é usada pra espumantes e champanhes.

Esta é uma Flauta ou Flute

Pint- Esse copo é o mais comum que existe! Ele é feito com um vidro mais grosso, tem a lateral reta e a boca mais aberta e antes da boca tem um ondulado como se fosse um anel. Nele cabe até 473ml. E têm vários tipos desse copo, como o Pint imperial que serve até 519 ml de cerveja, ou o tipo Pint Nonick que foi feito pra evitar que o colarinho da bebida transborde.

Este é um Pint

Cálice- Essa também é conhecida como goblet, e assim como a tulipa, lembra a flor do mesmo nome que tem origem belga. A boca é mais larga e tem um pezinho alongado. É um tipo de copo muito bonito, e alguns modelos tem até um detalhe dourado na borda. Esse tipo de cálice é ideal pra deixar o creme da cerveja intacto e o aroma também!

Este é um Cálice

Caneca- A caneca é ideal pra chope ou cervejas. Ela têm vários tamanhos e formatos, mas, em geral, as canecas são feitas de vidro grosso e bem resistentes!

Esta é uma Caneca

Thistle- Já o copo no estilo Thistle tem uma base arredondada com o final mais reto. Esse formato ajuda a cerveja a liberar os aromas. Ah, e cai super bem com as cervejas do tipo Ales, tá?

Este é um Thistle

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de copos e taças pra cervejas, aproveite pra ver aqui algumas dicas de como gelar e servir sua bebida!


E aí, deu água na boca? Aqui no Magazine Luiza você encontra cervejas, copos, porta copos e taças incríveis pra sua casa. É só escolher!