Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tasso: o que é?

Descubra mais sobre o tasso, pra que serve e como usar

Ferramentas Manuais

Atualizado em 23 Jun 22

3 min de leitura

Gente, vocês já ouviram falar no tasso? Bom, ele é uma peça muito utilizada pra desamassar chapas, como as laterais de um carro, e deve ser usado junto com um martelo de chapeador, tá? Tem diversos tipos de tasso à venda, cada um pra um tipo diferente de uso, e dá pra encontrar avulsos ou em kits. Ficou curioso? Vem comigo que eu te conto!


O que é tasso?


Pra começar, o tasso é uma peça feita de um material pesado, geralmente um metal. Ele é uma
ferramenta de apoio pra quem trabalha desamassando ou moldando chapas, como a lateral de um carro que foi batido, viu?


Têm vários modelos de tasso que são usados de acordo com o tipo do material ou produto que você quer desamassar. O tasso é uma peça pequena, mas é um pouco pesada pro seu tamanho, tendo em média 1kg, ou quilo.


Pra que serve o tasso?


O tasso é uma ferramenta manual muito usada por quem trabalha dando uma nova forma a uma chapa de metal ou desamassando um produto, tá? Pra isso, é preciso ter um martelo de chapeador pra ajudar no processo.


É só posicionar o tipo de tasso e dar marteladas pra que a chapa fique com a forma que deseja. Ah, na hora de usar o tasso, esteja equipado com os equipamentos de proteção adequados, como óculos e luvas, tá? Isso vai impedir que acidentes aconteçam, combinado?

 

O tasso também é um tipo de ferramenta manual, sabia?


Quais os tipos de tasso?


Agora, na hora de escolher o tasso ideal pro seu trabalho, é importante conhecer todos os formatos. Afinal, ele é quem vai dar o apoio na hora que for bater com o martelo pra desamassar a chapa. Ah, todos eles são usados em funilaria e pintura, e cada tipo de tasso é escolhido conforme o formato do amassado do carro ou da chapa, tá?


Saiba mais abaixo sobre cada um dos modelos de tasso. Vem comigo!


Tasso cunha


O tasso cunha tem esse nome porque tem o formato parecido com o de uma cunha, onde uma das suas pontas é mais grossa e a outra é mais fina, tá? E ele precisa ser usado junto com um martelo de chapeador.


Tasso recurvado


Já o tasso do tipo recurvado é muito usado em chapas que tão sendo restauradas ou moduladas, tá? Ele tem uma curvatura na parte de cima, lembrando o formato de uma garra.


 


Viu como o tasso recurvado é parecido com uma garra?


Tasso rim


Olha, o tasso rim é muito parecido com o tasso cunha, só que ele é mais arredondado, não tendo uma das pontas tão finas, tá? Além disso, a sua base é totalmente reta.


Tasso maçaneta


O tasso maçaneta tem esse nome pois seu formato é bem parecido com uma maçaneta de porta. Tem o corpo mais fininho e as pontas arredondadas, igualzinho aquelas maçanetas de girar, tá?


Tasso trilho


Agora, o tasso tipo trilho tem um formato um pouco diferente. Olhando de cima, ele vai ter uma cabeça arredondada e uma base achatada. Porém, quando visto ?de cabeça pra baixo?, seu formato lembra bastante o do trilho do trem, viu?

 

Esse é o tasso trilho


Tasso salto


Por fim, o trilho do tipo salto tem a forma de um meio círculo, muito parecido com o salto dos sapatos sociais masculino.


Como tem diversos tipos de tasso, o ideal é ter um kit com todos os modelos. Afinal, você só vai saber qual utilizar na hora de fazer o reparo.


Do que é feito o tasso?


O tasso precisa ser feito de um material super resistente. Isso porque na hora em que for usado, vai acabar levando marteladas e não pode deformar, tá?


Um dos materiais mais usados pra fabricar o tasso é o aço forjado, ele é um tipo especial de aço pra fazer ferramentas e que passou por um processo chamado de forja. A forja vai deixar o aço mais resistente e com menos defeitos internos, assim, ele tem uma vida útil muito mais longa.


Agora, que tal aproveitar e garantir o tasso ideal pra sua funilaria e pintura aqui no Magazine Luiza! Aproveita!


Saiba mais


Como você já sabe tudo sobre o tasso, que tal aprender mais sobre os Acessórios pra ferramentas? No meu artigo eu te conto tudinho sobre o que são, pra que servem e opções pra você escolher!


Agora, se precisar de uma mãozinha na gestão da sua chapeação e pintura, que tal baixar um app no seu celular pra te ajudar? Conheça o On Motor e digitalize toda a sua oficina. Ele tá disponível pra Android e iOS, viu?


Caso precise de uma ajudinha pra usar as ferramentas e montar móveis, conte com os nossos parceiros de serviços!