Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Termostato de geladeira: o que é?

Termostato de geladeira: o que é?

Saiba como funciona essa peça tão importante pros eletrodomésticos

Geladeira / Refrigerador

Atualizado em 23 Mai 22

4 min de leitura

Termostato de geladeira

Gente, o termostato de geladeira é uma peça muito importante pra que ela funcione corretamente, já que é ele quem vai manter a temperatura ideal pra conservar nossos alimentos. Ele tá presente em todos os modelos de geladeira e tem vários tipos, viu? Quer saber mais sobre o termostato de geladeira? Vem comigo!

 

O que é termostato?


Pra começar, o termostato é uma peça eletrônica que vai na geladeira, chamada muitas vezes de sensor. Ela é que vai controlar a temperatura da sua geladeira, freezer e outros eletrodomésticos, como ferro de passar e o ar-condicionado. Esse sensor serve pra deixar a temperatura sempre próxima do que foi programado, com a menor variação, tá?


Dessa forma, o termostato de geladeira faz com que os alimentos fiquem sempre bem conservados, pois vão tá na temperatura ideal. Mas, como todo equipamento eletrônico, o termostato tem uma vida útil.


Isso quer dizer que de tempos em tempos ele vai precisar ser trocado. Os mais comuns têm uma duração média por volta de 50 mil ciclos de operação. É claro que isso vai depender da marca e do modelo, viu?

 

Como funciona o termostato de geladeira?


O termostato de geladeira é dividido em duas partes, o regulador e o sensor. Em conjunto, essas duas partes controlam a temperatura da sua geladeira, pra que ela não fique caindo ou subindo, mesmo quando você abre a porta pra pegar algum alimento, viu?


O regulador é quem liga e desliga sua geladeira, na hora certa pra fazer com que a temperatura fique sempre adequada pros alimentos, sem que as frutas fiquem congeladas, por exemplo. Além disso, o regulador também não deixa que a temperatura suba e estrague todos os alimentos da geladeira. Adorei!


Já o sensor vai medir a temperatura da sua geladeira conforme foi programado e enviar essa informação ao regulador, fazendo com que ligue ou desligue a geladeira na hora correta.


Ah, quando o termostato estraga, sua geladeira fica descontrolada. Ela pode gelar sem parar e congelar todos os alimentos ou não resfriar nada e fazer tudo estragar. Então é bom sempre ficar atento pra não ter problemas, combinado?

 

Quais são os tipos de termostato?


É importante que você saiba que têm vários tipos de termostatos, pra diferentes usos, tá? Cada marca costuma usar um tipo de termostato. Então, você vai encontrar termostato pra geladeiras Consul, pra geladeiras Brastemp, pra refrigeradores Electrolux, entre outros. Conheça os tipos mais comuns a seguir.

 

Termostato de lâmina


Esse tipo de termostato é ideal pra aparelhos que precisam de um controle de temperatura entre 0ºC a 300ºC, ou graus Celsius, como o ferro de passar roupas. Pra que ele consiga controlar a temperatura, ele usa um parafuso ou haste pra regulagem. Mas ele não é muito preciso, tá? A temperatura vai variar um pouco com esse tipo de termostato.

 

Termostato bimetálico


Já o termostato bimetálico é o mais comum, usado em muitos eletrodomésticos e equipamentos que têm controle de temperatura. Ele é feito de um sensor feito com dois tipos de metais diferentes, por isso chama bimetálico, viu? Ele consegue pegar até pequenas variações de temperatura, o que deixa o equipamento mais exato.


Ah, esse termostato também é usado em equipamentos industriais por sua versatilidade e grande faixa de temperatura, sabia?

 

termostato de geladeira
Modelo de termostato pra geladeira, bimetálico

 

Termostato de degelo


O modelo de termostato de degelo é usado pra impedir o congelamento do seu freezer. Ele é indicado pra ambientes úmidos com temperaturas sempre abaixo de 20ºC. Com ele, você não vai precisar ficar descongelando seu freezer. Incrível, né?

 

Termostato pra refrigeração


Já o termostato pra refrigeração é muito importante, pois é usado em diversas geladeiras que operam entre -10ºC a 20ºC, mas também pode ser usado em outros equipamentos, como no bebedouro ou no ar-condicionado, tá?

 

Termostato pra painéis elétricos


Quando o painel da sua geladeira precisa ser resfriado, esse tipo de termostato é usado. Assim, o painel não vai queimar e sua geladeira vai funcionar por muito mais tempo.

 

Quando trocar o termostato da geladeira?


Quando sua geladeira começa a não gelar como deveria, isso quer dizer que é a hora de trocar seu termostato, tá? Ela pode gelar demais, chegando a congelar as frutas e verduras ou não gelar, estragando os alimentos.


Ah, outro sinal que sua geladeira pode apresentar é quando começa a formar gelo no freezer, se ela for do modelo frost free, viu? Isso indica que o termostato de degelo provavelmente não tá funcionando e precisa ser trocado.

 

termostato de geladeira
Fica de olho nos sinais que sua geladeira der, pode ser a hora de trocar o termostato, viu?

 

Como trocar?


Pra trocar o termostato, é necessário desmontar uma parte da geladeira, o que depende da cada marca e modelo que você tem. Mas seja qual for o modelo do termostato, você pode usar um multímetro pra testar se é realmente o termostato que tá quebrado.


O multímetro é um equipamento usado pra medir tensão da rede, 220V ou 110V, a corrente do equipamento, 10A ou 20A, e descobrir se precisa consertar outros aparelhos.


Com o termostato fora da geladeira e desligado, coloque o botão no máximo, ou seja, no mais frio e faça um teste de continuidade. Aqui o testador deve mostrar 0 pra indicar que seu termostato tá funcionando.


Depois, coloque o botão no mínimo, isso é, pra resfriar pouco. Aqui o multímetro deve mostrar infinito pra indicar que nada precisa ser feito, caso contrário, você deve trocar o termostato da geladeira.


A sua geladeira não tá funcionando como de costume? Que tal aproveitar e conhecer os modelos de termostato de geladeira aqui do Magazine Luiza? Aproveita!

 

Saiba mais


Você sabia que tem outras peças que você mesmo pode trocar na sua geladeira? Conheça as Peças pouco conhecidas pra geladeira e saiba como trocá-las.


Agora, se você gosta de controlar a temperatura do ambiente, principalmente em dias frios, que tal transformar seu celular em um termômetro? Com o app Thermometer isso é possível. Baixe agora no seu smartphone. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Bateu aquela dúvida na hora de trocar ou instalar o seu termostato? Os nossos parceiros podem te ajudar nessa missão!