Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Terrário de réptil: como montar

Terrário de réptil: como montar

Veja como criar o ambiente certo pro seu animal viver como se estivesse na natureza

Outros Pets

Atualizado em 2 Set 20

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Gente, o terrário é um tipo de aquário sem água onde o seu réptil de estimação vai morar. Geralmente ele é feito com estrutura de vidro, só que cada animal precisa de itens diferentes pra recriar o habitat natural dele, viu? Quer saber mais? Vem comigo que eu te ajudo!


Terrário pra iguanas: umidade é indispensável

Olha, a iguana gosta de climas bem úmidos e quentes, tá? Por isso o terrário dela tem que ter um solo de terra misturada com areia onde você pode borrifar água pra criar essa umidade, além de muitas pedras lisas pro animal subir e não se machucar.


Outro item é a lâmpada especial pra terrário de iguana, com 100 watts de potência pra manter o clima sempre agradável. E as pedras aquecidas também são importantes porque a temperatura dos répteis, que têm sangue frio, não é regulada pelo corpo deles, mas pelo ambiente. Assim, com a superfície quentinha, elas se sentem no habitat natural.


 
As pedras aquecidas são ligadas na tomada e servem pra esquentar o animal

 

E também é bom ter plantas, que podem ser artificiais ou naturais, além de troncos próprios pra terrário em que o seu animalzinho possa subir. E tem que prestar atenção no tamanho do terrário também, tá?


Uma iguana adulta pode passar de 2 metros, então ele precisa ter o tamanho de um pet adulto, e com uma tampa pro seu bichinho não fugir.


Terrário pra tartaruga: muita água

Já o terrário pra tartaruga deve ser horizontal, bem largo e aberto, porque ela gosta de lugares bem arejados, viu?


Como tartaruga vive tanto na terra como água, o ambiente pra ela precisa ter um pouco dos dois. Por isso, o item básico é a areia própria pra terrário de tartarugas, que vai absorver parte da água sem desmanchar nem estragar. 


Você pode criar um montinho com areia, plantas, pedras e troncos de um lado, lembrando uma praia, e um lago de água doce do outro, com um filtro especial pra terrário que vai manter ela limpa. Demais!


 
Que tal uma piscina pra sua tartaruga na área molhada do terrário?

 

Por último, pra manter a temperatura sempre equilibrada, esse terrário também exige uma lâmpada específica pra tartarugas, pra evitar doenças e fungos!


Terrário pra cobra: alto e largo

O terrário pra cobra precisa ter capacidade pra pelo menos 150 litros, porque do mesmo jeito que a iguana, ela cresce muito! Tem espécies, como a jiboia, que chegam a 4 metros!


Por isso, ele tem que ser alto e largo e com tampa, porque cobras ocupam bastante espaço, gostam de se enroscar em troncos e também procuram um jeito de escapar.


E o aquecedor pra terrários de cobras é fundamental pra manter ela sempre na mesma temperatura, tá? E se ele for instalado na parte de baixo, é bom ter uma camada de pelo menos 1,5 centímetros de serragem, pra cobra não machucar a pele com o calor!


 
Terrário tem saídas de ar e pontos pra passar fiação da lâmpada e pedra aquecida

 

E aí, gostou? Vem conferir itens de decoração pra terrário de répteis aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Agora que você já sabe como fazer terrários, quer saber onde manter eles? Clica aqui que eu te conto!


E se quiser montar um terrário e não souber por onde começar, dá pra baixar o Pinterest pra iOS ou Android. Lá tem várias ideias de terrários pra iguanas, cobras ou tartarugas pra se inspirar.


E se precisar de uma ajuda pra instalar luminárias ou montar móveis que vão sustentar o seu terrário é só contar aqui com os serviços oferecidos pelos nossos parceiros!