Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de aviamentos

Tipos de aviamentos

Veja quais peças usar pra decorar roupas e objetos!

Armarinhos

Atualizado em 31 Mar 20

3 min de leitura

Gente, o aviamento é um tipo de material que serve tanto pra enfeitar peças de decoração e acessórios como pra completar roupas com fechos, barras e outros tipos de acabamento, tá? E o melhor é que tem tipos em várias cores e formatos, pra soltar a criatividade! Vem saber mais nesse guia que eu preparei!


Botões

Eles são parte fundamental de roupas, carteira ou até artesanato, né? E pra tantos usos diferentes, tem botões de madeira, plástico, poliéster ou encapados com tecido!


Eles podem ser costurados, colados em plástico ou madeira com cola-quente, em vidro com cola ultrarrápida, ou em papel com a cola branca!


Agora, se a intenção for costurar um botão na roupa, fica ligado que é comum os maiores terem dois furinhos, pra você reforçar a costura, viu?

Botões cromados podem ser costurados em roupas jeans com linha e agulha

 

Zíper

Outro jeito de fechar e abrir roupas e acessórios é com o zíper. E na hora de escolher o zíper, tem que levar algumas coisas em consideração, tá? A primeira é o tamanho, já que tem pequenos, médios ou grandes.


Depois, dá pra escolher o tipo: o zíper comum, que são os mais vendidos, zíper invisível, pra roupas mais formais, zíper de encaixe, que são usados em jaquetas de frio, zíper de metal ou alumínio, pra estojos e outros acessórios, e zíper vislon, que tem dente de plástico e costuma ser usado em roupas esportivas.


Viés e entretela

O viés são fitas mais grossas pra aplicar no acabamento das barras ou mangas, mas que também ficam ótimos em decotes ou cavas. Também dá pra usar em peças de patchwork como mantas e almofadas, ou em acessórios de tecidos como bolsinhas e carteiras, viu? Fica um charme!


Já a entretela dá volume no acabamento e forma pras peças pra criar golas, punhos e outros acabamentos como bandôs de cortina. As entretelas podem ser costuráveis, que você instala usando pontos com agulha e linha, ou funcionais, que são termocolantes, ou seja, têm adesivos que, pra grudar no tecido, é só passar a ferro. Prático, né?

A entretela é usada pra deixar a gola da caminha durinha e reta

 

Elástico

Agora, os elásticos podem ser de borracha, fio de algodão ou sintético, de poliéster e outros materiais coloridos ou brilhosos pra dar um acabamento mais bonito, tá?


E tem de várias espessuras, dependendo do quanto você quer que ele estique. Quanto menos espesso, mais longe ele vai!


Também tem diferentes tipos, como os elásticos de embutir, que ficam dentro do arremate da roupa ou objeto que você tá fazendo no artesanato. Ele é muito usado em peças íntimas pra não machucar a pele, sabe?


E os elásticos externos, que ficam à mostra. Esse tipo de elástico dá um toque charmoso, divertido ou elegante dependendo de onde você usa ele. Em lembrancinhas, chaveiros e decorações de festa fica lindo!


E por último, o elástico lastex ou de silicone, que são usados pra franzir tecidos como em saias rodadas, pompons e fantasias. Gostei!


O elástico de lastex serve pra acinturar vestidos de fantasias ou pra franzir a saia

 

Glitter e lantejoula

E o glitter pode ser aplicado no artesanato, em tecidos e até decorações em biscuit e telas. Só tem que cuidar pra não fazer sujeira quando usar, porque ele é levinho e pode espalhar com o vento.


O melhor é trabalhar em cima de uma toalha que você possa sujar, combinado? 


Já as lantejoulas ficam ótimas como bordado nas roupas! Elas também dão um visual muito lindo pra peças como carteiras, capinhas e até mesmo capas de almofadas.


E além de costurada nos tecidos, a lantejoula também pode ser colada direto em madeira, metal ou plástico usando uma pistola de cola-quente, viu? Fica lindo!
 


Glitter dá um acabamento divertido pra artesanatos diversos

 

Agora, quer uma dica pra usar aviamentos em artesanatos? Clica aqui que eu te mostro!


Por falar em artesanato, já montou seu ateliê? Nossos parceiros te dão uma ajudinha pra instalar os móveis. Clica aqui!


Vem conferir aviamentos aqui no Magazine Luiza e encha o seu ateliê de artesanato ou costura com tudo que precisa!