
Sabia que tem muitos modelos diferentes de câmera de celular? Pois é! Cada uma tem suas características próprias como megapixels, abertura, estabilização, HDR e resolução, por exemplo. Agora, pra te ajudar a escolher o smartphone com a melhor câmera, eu descompliquei esses e outros termos aqui embaixo! Dá só uma olhadinha:
Frontal e traseira
Gente, os smartphones geralmente vêm com duas câmeras, né? A da frente é usada pra selfies e a traseira pra fotografar objetos, lugares e paisagens. Mas, alguns aparelhos vêm com duas câmeras na frente ou atrás. É com elas que você consegue fazer aquelas fotos com fundo desfocado que ficam lindas, sabe?
Megapixels
Outra característica que toda câmera tem é a quantidade de megapixels, que é representada com a sigla MP. Quanto mais megapixels uma câmera tem, mais detalhes na foto.
Abertura
A abertura da câmera é a quantidade de luz que entra nela, ou seja, dá pra deixar bonita até aquela foto que é tirada num lugar com pouca luminosidade! Ela também ajuda a desfocar o fundo. Daí, essa característica é representada como f/1.4, f/2.2 e outros, mudando sempre o número, tá? Números baixos significam abertura grande, ou seja, mais luz e melhores fotos mesmo em ambientes escuros!
Flash
Às vezes, a abertura da câmera do celular não é grande. Mas, isso não significa que não dê pra fazer fotos bem iluminadas, já que é pra isso que o flash da câmera foi feito! E, ele pode ser em LED ou simulado na tela do smartphone, que pisca algumas vezes nas fotos feitas com a câmera frontal.
Câmera dupla
Duas câmeras pra fotografar a mesma coisa? Isso mesmo! Você não leu errado! É que, quando o celular tem duas câmeras na frente ou atrás, elas trabalham juntas pra melhorar a qualidade das fotos ou fazer efeitos, como aquele que desfoca o fundo, sabe? Com elas, suas fotos ficam com aquela carinha de profissional!

Estabilização óptica ou digital de imagem
Na hora de fotografar, a foto sempre sai borrada? Isso não é culpa só da sua câmera, viu? O corpo humano não consegue ficar completamente parado, já que, até a sua respiração e as batidas do coração fazem com que você se mexa. Então, pra evitar que a imagem saia sem nitidez, tem a estabilização.
Ah, e ela pode ser óptica ou digital, tá? No caso da estabilização óptica de imagem, as chances das fotos saírem borradas é ainda menor, porque esse sistema é mais avançado.
HDR
O HDR é uma tecnologia que ajuda a imagem a ficar mais bonita, cheia de cores e bastante nítida! E, pra fazer isso, ele tira várias fotos com níveis de exposição diferentes e une numa só. Daí, é como se ele pegasse uma mais clara, outra escura e juntasse na mesma imagem, mostrando todos os detalhes do que foi fotografado! Bem legal, né?
Tipo de lente
Têm vários tipos de lente em câmeras de celular. A grande-angular, por exemplo, amplia o ângulo de visão e faz com que mais coisas caibam dentro da foto. Então, sabe a turma do churrasco? Imagina só chamar todo mundo pra uma selfie! Se a lente da câmera for grande-angular, ninguém vai ficar de fora da foto!

Tem também a lente de zoom, que aproxima a câmera do objeto que você quer fotografar. Quando o zoom da câmera é óptico, ele amplia a imagem sem perder a nitidez e os detalhes. Agora, se for digital, a câmera faz uma foto e recorta digitalmente a parte que você escolheu fotografar!
Resolução
A câmera do celular também pode filmar com diferentes resoluções, como HD, Full HD ou 4K. Mas, o que isso significa? Esses termos se referem à qualidade das imagens que são gravadas.
Filmes em HD já são em alta resolução, assim como a TV digital. Full HD tem o dobro de qualidade e 4K, como o nome mesmo diz, quatro vezes mais resolução!
Tipos de gravação
Na hora de gravar um vídeo, além de escolher a resolução que você quer gravar, é possível usar a câmera lenta pra mostrar mais detalhes de uma cena. Tem celulares que gravam a 960 quadros por segundo em Full HD. Outra possibilidade é fazer um time-lapse, que é quando você faz uma gravação longa e na hora de ver como ficou, ela passou tudo bem rapidinho.
Foco
Por fim, a última característica que eu vou descomplicar pra você é o foco, que pode ser digital ou a laser. O foco é aquele recurso que deixa nítido o objeto que você quer fotografar em destaque, sabe?
Então, quando ele é digital, o software da câmera é o responsável por identificar o objeto. Agora, se for a laser, uma luz invisível é enviada até o objeto pra identificar ele, ou seja, esse método é mais preciso.
E aí? Como você faz pra escolher a melhor câmera?
Quando for avaliar o tipo de câmera do smartphone, preste bastante atenção nas características dela e lembre das dicas que eu compartilhei aqui, combinado?
Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra smartphones com todos os tipos de câmeras. Escolha agora mesmo o seu!