Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de costura, conheça!

Tipos de costura, conheça!

Faça suas costuras ficarem mais bonitas e com acabamento profissional

Armarinhos

Atualizado em 30 Abr 18

2 min de leitura

                    

Tá começando agora no mundo da costura ou quer saber um pouquinho mais sobre os pontos que você pode fazer? Então, tá no lugar certo! Tem alguns pontos incríveis que você precisa conhecer e eu te conto quais máquina de costura podem te ajudar dependendo do que vai fazer. Vem comigo!


Tipos de pontos e as máquinas ideais

Com a máquina de costura, dá pra fazer várias costuras com pontos diferentes, viu? Pra isso, as agulhas ou acessórios, como os bastidores e sapatilhas, também vão te ajudar. Eu separei uma listinha pra você saber onde e como usar cada. Olha só:


Pontos essenciais: um ponto que você precisa conhecer é o ponto invisível, ele é bastante usado pra fazer barras, pra parecer que não tem costura, sabe? E também tem um tipo de costura zigue-zague mais conhecido como 3 pontinhos, que é ideal pra pregar elásticos e é muito usado no dia a dia!

 

Tanto o ponto invisível como os 3 pontinhos são bem fáceis e podem ser feitos com a maioria das máquinas de costura simples, tá?

 

Pontos básicos: os pontos reto e zigue-zague são usados pra acabamentos, como pregar zíper e costurar tecidos. E, como é uma opção pra uso no dia a dia, todas as máquinas de costura podem fazer, sem problemas.

 

Chuleado: esse tipo de ponto é usado pra franzir a costura, e dar um acabamento bem bonito e profissional. Outra vantagem é que ele evita o desfiamento da linha. Pra costurar esse ponto, você pode usar uma máquina convencional usando a sapatilha de uso geral. Aliás, assim como a agulha, a sapatilha pode ser de diferentes tipos e te ajuda a criar os diferentes pontos, viu?

 

Pontos decorativos: como o próprio nome diz, esse ponto serve pra deixar suas criações mais bonitas! São pontos que ficam bem visíveis, tá? E o legal é que não tem regra, dá pra criar diferentes desenhos com eles, e podem ser feitos com a sapatilha comum, que vem com todas as máquinas.

 

Vai criar bordados? É só usar o bastidor, ele é um acessório que você pode comprar separado ou já vir com a sua máquina. E se quiser fazer costuras com um jeitinho bem artesanal em tecidos delicados, vale a pena investir numa galoneira, tá?

 

Ponto Overloque: esse ponto é uma costura com um efeito entrelaçado, assim o acabamento fica mais resistente e até evita que o tecido desfie. E tem uma máquina específica pra fazer isso, chamada de Overloque também. Ela usa só uma agulha e uma linha, diferente da Interloque, que eu te apresento a seguir.

 

Ponto Interloque: esse ponto é feito apenas com a máquina Interloque, viu? Ela usa de duas a quatro agulhas e mais fios, tudo isso pra garantir uma costura ainda mais forte! Esse é o ponto usado em jeans e laterais de camisas, por exemplo.


Agora que você sabe mais sobre os tipos de costura, vem escolher sua máquina de costura aqui no Magazine Luiza!