Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de dilatador nasal

Conheça os benefícios e descubra pra quem é indicado!

Higiene e Conforto Nasal

Atualizado em 7 Abr 21

3 min de leitura


Gente, o dilatador nasal é usado pra deixar as passagens de ar das narinas abertas. Isso é ótimo pra quem tem dificuldade de respirar e quer ter uma noite de sono mais tranquila e silenciosa, viu? E dá pra usar também em outros momentos. Vem comigo que eu te conto em quais, mostro os tipos de dilatadores e seus benefícios!


Como escolher o dilatador nasal ideal?


Olha, o dilatador nasal ideal vai depender de pessoa pra pessoa, porque cada uma tem necessidades diferentes. Por isso, eu começo te dizendo que dá pra encontrar dois tipos de dilatadores: o interno e o externo. Aqui tão eles:


Dilatador nasal externo


Esse tipo de dilatador nasal tem o formato de tira e é parecido com um curativo, porque é aplicado na pele, em cima do nariz. Ele estica a pele dessa região, por isso abre as passagens nasais pro ar entrar e sair.


O dilatador nasal externo é fácil de usar, porque fica grudadinho na ponte do nariz e laterais, nos dois lados. É assim que eleva as cartilagens, aumentando a ventilação. Legal, né?



Essa caixa vem com 10 unidades de dilatadores nasais externos


Dilatador nasal interno


O dilatador nasal interno também ajuda a abrir as narinas, mas faz isso de dentro do nariz. A maioria dos dilatadores nasais é feita de silicone, do tipo médico, e conta com tamanhos diferentes na mesma embalagem.


Mas é importante saber que alguns dilatadores vêm separadinhos, sendo um pra cada narina, enquanto outros são uma peça única, tá? Esses encaixam no nariz de uma vez só.



Esse modelo de silicone não deixa que as narinas se fechem


O dilatador nasal serve só pra dormir?


O dilatador nasal é ótimo pra usar na hora de dormir, porque ajuda a ter uma noite de sono tranquila e bem confortável. Só que ele também é útil em outros momentos, como nos exercícios físicos.


Durante essas atividades, é comum ficar sem fôlego ou ter um pouco de falta de ar. É aí que o dilatador nasal entra, ajudando a respirar melhor. Aí sim, hein? 


E as vantagens de usar o dilatador nasal?


No tratamento de roncos, o dilatador nasal é a opção mais segura, porque serve pra todo mundo que tem esse problema. É que outras soluções, como o spray nasal, podem ter substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, o que não é recomendado pra pessoas que sofrem de problemas cardíacos.


O dilatador nasal, mesmo que usado todos os dias, não dá rinite nem causa vícios. Por isso, dá pra usar só quando quiser. No caso das soluções que vêm com medicamentos, o perigo é que aconteça abstinência, ou seja, sentir falta mesmo sem tá precisando.


Outra vantagem do dilatador nasal é que você pode escolher modelos com descarte diário, como o externo, ou lavável, como o interno. Aliás, pra lavar basta passar água e sabão neutro, viu? E alguns ainda contam com estojos de transporte pra guardar e levar em viagens.


E como alivia as obstruções empurrando suavemente as paredes externas do nariz, o dilatador nasal é ótimo pra quem tem desvio de septo. Por causa disso, ajuda atletas a respirarem melhor, sem precisar abrir a boca durante os treinos! Muito bom, né?



Pra não perder seus dilatadores nasais é só guardar em estojos


O dilatador nasal que você precisa tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Alguns idosos, além da dificuldade de respirar pra dormir, precisam de uma ajudinha durante a noite pra usar o banheiro. Na matéria Fralda Geriátrica: No seu Ritmo eu te mostro algumas opções bem práticas e seguras.


O seu celular pode ser um grande aliado pra acompanhar a qualidade do sono. É só deixar ligado o app SnoreLab, que tá disponível pra Android e iOS. Ele grava os barulhos e identifica os tipos de ronco, indicando os tratamentos mais adequados.


E por falar em conforto à noite ou de dia, saiba que os nossos parceiros instalam e higienizam aparelhos de ar condicionado e ventiladores de teto? É só solicitar!