Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de giz: saiba desenhar com eles

Tipos de giz: saiba desenhar com eles

Vem comigo que eu te conto mais sobre giz de cera, giz pastel e giz branco!

Desenho

Atualizado em 26 Jun 18

3 min de leitura

Gente, na hora de aprender a desenhar, é muito importante saber escolher os materiais ideais pra você, viu? Afinal, tem um montão de opções por aí e cada uma delas serve pra técnicas específicas. Isso quer dizer que, mesmo que os materiais sejam bem parecidos, o resultado deles pode ser bem diferente. Um exemplo disso é a quantidade de giz que dá pra encontrar. Tem giz de cera lavável, giz pastel seco, giz pastel oleoso, giz neon, giz branco e vários outros! Agora, se quiser saber mais sobre eles, vem comigo que eu te conto tudinho!


Giz de cera

O giz de cera comum é ótimo pra ensinar crianças a desenhar, sabia? Isso mesmo! É que, graças ao tamanho dele, fica bem mais fácil pra segurar com firmeza. Assim, além dos pequenos aprenderem mais sobre as cores, conseguem treinar a coordenação motora, aprendem com mais facilidade a fazer formas geométricas e até mesmo a escrever.


E o bom é que, apesar de grande, o giz de cera é levinho e pode ser levado pra qualquer lugar! Tem até restaurante que deixa a criançada escrever com eles no papel que cobre a mesa, viu?


Ah, e vale prestar atenção pra não deixar as crianças colocarem ele na boca, combinado? Afinal, ele é bem mais frágil que o lápis e a caneta, então, pode se quebrar com bastante facilidade, fazendo com que a criança acabe engolindo ele.


E pra quem não quer ficar lavando as paredes ou os móveis depois de uma obra de arte da criançada, tem a opção dos giz de cera laváveis, que saem com um paninho úmido. Perfeito!


Giz pastel seco

Tá bem enganado quem pensa que giz é somente coisa de criança, viu? É que, pra quem ama desenhar e pintar, o giz pastel seco pode ser um material bem interessante! Com ele, dá pra fazer desenhos com tonalidades mais suaves ou então, deixar um efeito esfumaçado bem legal nas suas obras de arte!


E olha, o giz pastel seco é muito difícil de sair do papel, tá? Então, se você errar, não tem muito conserto. O negócio é sempre ir treinando! Ou então, aproveitar o erro e arrumar com algum improviso artístico. Afinal, na arte vale tudo, né?


Giz pastel oleoso

O giz pastel oleoso é um pouco mais fácil de tirar, caso você acabe errando. Com faca ou espátula dá pra limpar o papel, já que ele funciona como uma espécie de tinta. Mas, daí, aposte em um papel que tenha uma gramatura maior, ou seja, aqueles mais grossos, sabe? É que, a folha bem fina pode acabar amassando ou então rasgando quando você tentar tirar o giz pastel oleoso.


Inclusive, se você misturar esse giz com um pouquinho de água, dá pra pintar usando um pincel! Os seus desenhos vão ganhar textura com cores bem fortes e incríveis! Legal, né?


Ah e ao contrário do giz pastel seco, que é bem usado pra fazer o acabamento e os detalhes de um desenho, o giz pastel oleoso serve mais pra esboços ou desenhos mais livres.


O giz pastel oleoso ajuda a fazer desenhos com tons mais fortes


Giz neon

Outro tipo de giz que faz trabalhos lindos é o giz neon! Ele parece o giz pastel seco, mas tem cores bem vibrantes que você pode usar pra escrever numa folha preta ou num quadro negro, por exemplo.


E olha só que dica legal! Você pode usar eles pra escrever o cardápio do dia no seu restaurante, as promoções da sua loja ou até mesmo pra anunciar algum aviso importante no lugar em que você trabalha. Fica muito legal! Mas, se quiser usar em casa também, sem problema! O ambiente vai ficar muito mais charmoso com ele.


Giz branco

Outro tipo de giz prático é o giz branco. Ele é o que muitos professores ainda usam pra escrever na lousa da sala de aula, mas também pode ser usado pra fazer desenhos bem legais.


O bom desse tipo de giz é que ele pega em superfícies que outros tipos de materiais não pegariam, como a lateral de um armário ou até mesmo no chão. Tem muito artista que faz trabalhos incríveis usando um pouquinho de giz branco, sabia? Pois é!


Uma ideia pra usar o giz branco é deixar a criançada brincar de amarelinha na calçada, ou até mesmo desenhar um campinho de futebol na rua do seu condomínio. Com o giz branco, dá pra deixar a imaginação ir longe!


Quer mais dicas de como desenhar? Dá uma olhadinha aqui.


Aqui no Magazine Luiza tem todos os tipos de giz e mais um monte de materiais pra fazer desenhos e brincadeiras bem legais! Vem conferir!