Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de manteiga

Tipos de manteiga

Saiba quais são os tipos de manteiga e em quais receitas usar cada uma!

Alimentos

Atualizado em 30 Jul 20

3 min de leitura

Gente, a manteiga fica ótima tanto pura em pães, torradas e biscoitos como nas receitas de bolo, entre outras, viu? E serve até pra grelhar carnes, deixando uma crosta crocante! Agora, pra cada uso tem uma versão ideal, sabia? Vem comigo que eu te mostro!


Manteiga sem sal: faz bem pra saúde

É a manteiga com a nata pura do leite ou o creme pasteurizado. Essa vem num potinho pra ficar direto em cima da mesa e comer com lanches, já que não estraga fácil. Como tem uma gordura natural e autoconservante, pode durar até uma semana fora da geladeira!


O bom de não ter sal é que, além de saudável pra quem precisa controlar a pressão alta, não muda o gosto dos alimentos já salgados ou que levam outros temperos. Legal!


Manteiga com sal e temperada: põe muito sabor nas receitas

Ela é feita do mesmo jeito que a sem sal. Só que esse ingrediente extra age como conservante, sem necessidade de refrigerar a manteiga por uma semana ou mais, dependendo do fabricante. Prático, né?


O gosto salgadinho destaca o sabor dos lanches, grelhados e massas! E se preferir, dá pra achar versões com alho, trufas e outras combinações de temperos. Daí vira uma pastinha pra turbinar sanduíches, risotos ou dar um toque especial na marinada de carnes e peixes! 


Manteiga culinária: a melhor pra quem ama cozinhar

Conhecida como manteiga extra, é bem macia, gordurosa e tem que ficar na geladeira, viu? Você encontra a versão culinária em potes ou barras de 200 a 500 gramas, com ou sem sal, próprias pra fazer pães, tortas e bolos.


Essa é uma escolha certeira pra massa folhada, coberturas e outras receitas que levam muita manteiga, principalmente quando ela precisa entrar gelada na massa!


Outro detalhe é que o tipo extra derrete rápido e cria uma cobertura temperada e gordurosa, excelente pra quando você quiser aquela crosta douradinha e crocante no assado, sabe?


Manteiga vegana: com gordura boa pro corpo e várias vitaminas

Agora, pra quem é vegano, a solução são as manteigas vegetais, que vêm numa quantidade grande de sabores com óleos tirados das frutas e sementes!


Manteiga vegana de sementes - Por exemplo, a manteiga de murumuru ou karitê são feitas a partir das sementes prensadas a frio. Daí ficam bastante puras, com baixa calorias e conservam cem por cento das vitaminas A,C, D, que evitam o envelhecimento antes do tempo!


Manteiga vegana de frutas - Outro tipo é a manteiga de polpas de frutas, como o coco, mamão ou abacate. Algumas ainda juntam óleos de castanhas. Essa mistura aumenta a quantidade de nutrientes, fibras e gorduras que diminuem o colesterol ruim!


Uma vantagem é que a manteiga vegetal não tem glúten e lactose, pra quem é intolerante. As que não vêm com sal nem qualquer outro tipo de conservante rendem excelentes cosméticos caseiros, como máscaras pra pele e cabelo, sabia? Aí sim!

 

A manteiga vegana pode unir a gordura de duas frutas com o cupuaçu e o cacau

 

Ghee: a manteiga sem gordura saturada

A ghee é uma manteiga indiana, com 100 por cento da nata do leite ou da gordura vegetal, se você escolher a versão vegana. Ela é parecida com a convencional, mas é fervida pra tirar toda a parte sólida e evaporar a água!


Esse processo, que mantém só a gordura, se chama clarificar. Por isso a ghee é conhecida como manteiga clarificada! Uma das vantagens é ter um gostinho caramelizado e levemente defumado. Uma delícia pra comer no pão!


A ghee não tem lactose, sabia? Outro benefício é aguentar temperaturas mais altas do que a manteiga convencional, se tornando saturada, o que é ruim pro corpo. Por isso, é a melhor escolha pra grelhados!


Quer mais? Você encontra a manteiga ghee temperada de vários jeitos: com sal, alho, pimenta, ervas finas e curry!


 
A ghee tem até essa versão vegana sabor churrasco!

 

Vem escolher a manteiga ideal aqui no Magazine Luiza e arrase na cozinha!


Saiba mais:

Aprenda a cozinhar de um jeito fácil com o app Tastemade, pra Andoid e iOS. Lá tem vídeos ensinando o passo a passo de várias receitas!


Procurando outras opções pra passar no pão? Aposte em queijos e requeijões? Clica aqui que eu te conto mais sobre eles!