Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de pastas de documentos

Tipos de pastas de documentos

Escolha o modelo ideal pra organizar seus papéis

Escolar / Universitário

Atualizado em 7 Out 20

3 min de leitura

Gente, a pasta é um item muito importante pra deixar os documentos do escritório ou da casa organizados e fáceis de encontrar, viu? E têm vários modelos com tamanhos, formatos e funções diferentes pra você escolher a que mais atende ao que precisa. Legal, né? Quer saber quais são elas? Vem comigo que eu te conto!


Tipos de Pastas


Pasta com aba e elástico

Olha só, esse modelo é muito usado também pra carregar documentos porque é bem leve, prática e cabe dentro de bolsas e mochilas. Vem com elásticos pra fechar e é feita de material tipo E.V.A ou papel cartão.


 
A pasta com elástico também é ótima pra guardar trabalhos escolares


Pasta catálogo

Essa pasta tem vários plásticos na parte de dentro pra colocar as folhas e ver tanto a frente como o verso delas. Parece um caderno e é ideal pra proteger os papéis da poeira. Além disso, ele é mais resistente porque é feita de PVC. Legal, né?


 
Esse modelo de pasta vem com etiqueta de identificação na capa


Pasta suspensa

Já esse tipo é usada em escritórios pra guardar documentos em armários. Ela tem duas hastes nas laterais pra ser pendurada no armários ou arquivos suspensos de mesa. E você encontra ela feita de papel kraft e plástico.


 
A pasta suspensa é prática e economiza espaço no armário


Pasta sanfonada

E esse é outro modelo de pasta pra escritório, mas também é bastante usada nas escolas por alunos e professores. Isso porque ela vem com divisórias que ajudam a organizar os trabalhos por ordem alfabética, por mês ou ano e é feita de plástico polipropileno ou papel. Muito bom!

E você também encontra a pasta sanfonada pra guardar cheques


Pasta L

A pasta L é feita de plástico e vem com uma abertura na lateral. Normalmente é usada em reuniões ou pra levar documentos de uma pessoa pra outra, isso porque armazena poucos papéis e não fecha, tá?


 


E esse tipo de pasta é flexível pra transportar e armazenar papéis


Pasta Registradora

Agora, esse modelo de pasta é ótimo pra escritórios que organizam a documentação em ordem alfabética. Ela tem etiqueta de identificação e pode ser colocada em pé, nos armários. A maioria é feita de papel cartão encapado de PVC, assim ela não fica caindo. Demais!


 
A pasta registradora também é conhecida como AZ


Pasta com grampo

Esse tipo de pasta é parecido com a L porque também é aberta e vem com  colchete pra segurar os papéis ou plásticos com dois furos no centro. Ela funciona como se fosse uma capa para os documentos e são feitas de polipropileno ou papel.

Esse tipo de pasta serve pra proteger os documentos


Pasta arquivo morto

E por último, mas não menos importante, a pasta arquivo morto tem a mesma função da pasta AZ e parece um caixa de papelão. Por isso, ela é usada pra guardar documentos que você usa pouco. Além de serem práticas e resistentes, cabe uma grande quantidade de papéis e ocupam pouco espaço nas prateleiras, viu?

A pasta de plástico polipropileno é bem resistente


E aqui no Magazine Luiza tem todas essas e outros tipos de pasta pra você escolher! Vem conferir!


Saiba Mais:

E que tal um balcão ou gaveteiro pra colocar as pastas? Clica aqui pra ver qual deles é ideal pra guardar seus documentos!