Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de pintura automotiva

Tipos de pintura automotiva

Vem conhecer as técnicas pra renovar a pintura do veículo

Ferramentas Elétricas

Atualizado em 30 Mar 21

2 min de leitura

Gente, a pintura pra automotivos é essencial pra deixar o visual dos veículos lindo, viu? E tem três tipos de técnicas de tinturas, cada uma traz um design diferente! Quer conhecer as diferenças entre essas pinturas? Então, vem comigo que eu te explico!

 


Pintura automotiva sólida: pra um visual convencional


Olha só, a pintura pra automotivos do tipo sólida é a mais encontrada nos veículos, tá? Isso porque é a técnica padrão usada na maioria das fábricas de automóveis.


Ela é feita com tintas à base de resinas de poliuretano ou de poliéster, que são materiais resistentes à água e tem alta cobertura. O resultado é uma coloração opaca e com tons vibrantes.


Agora essas tintas costumam ser encontradas geralmente nas cores branco, preto e vermelho, tá? 

 


Pintura automotiva metálica: design moderno


Já a pintura pra automotivos metálica é pra quem prefere o carro com aquele acabamento brilhante, sabe?


Pra esse tipo de visual, é usada uma tinta especial com pigmentos de alumínio. Daí, o carro fica luxuoso e com uma aparência mais limpa. Aí sim, hein?


Essas tintas são bastante encontradas na cor cinza, prata e preto, mas é possível achar outras opções como vermelho, azul e outras.

 


Pintura automotiva perolizada: parece que muda de cor


E tem ainda a pintura pra automotivos do tipo perolizada, que é bem parecida com a metálica. Só que, dependendo do ângulo que você olha pro veículo, dá a sensação que ele mudou de cor.


Isso acontece porque é usado um pigmento de base mineral chamado pó de mica e também o pó de pérola. Daí, conforme bate o sol, dá pra perceber a mudança de tom.


Essa técnica é muito usada em carros de luxo como limusines, viu? 


Outra vantagem de usar esse tipo é que, além da tinta e do verniz, é passado uma mão de resina pra ativar o brilho das partículas de pérola. Então, é como se ela tivesse uma camada extra de proteção que aumenta a durabilidade da pintura. Uau!

 


Como é feita a pintura automotiva


E olha, todas essas pinturas são feitas com uma pistola automotiva na maioria dos casos, viu? É um aparelho bem simples que pulveriza a tinta de um jeito uniforme pra não manchar e nem deixar riscos e arranhões no veículo.


Mas quem não tem experiência com esse equipamento, o ideal é levar numa oficina especializada de funilaria e pintura. Assim, evita de tingir outras partes do veículo, como vidros e parabrisas. 


E aí, já sabe qual é a pintura ideal pro seu carro? Aqui no Magazine Luiza você encontra muitos acessórios automotivos pra deixar ele com cara de novo. E se quer trabalhar com manutenção da lataria de veículos, você vai precisar da repuxadeira

 


Saiba mais:


Agora quer ajuda pra escolher o volante? Na matéria Escolha o volante ideal pro carro eu te dou umas dicas.


Ah, e tá precisando fazer o balanceamento, o alinhamento e a instalação de pneus pro seu carro? Pode chamar os nossos parceiros!


E antes de sair dirigindo é bom olhar no GPS, né? Pra isso, é só usar o app Waze. Ele tá disponível pra Android e iOS.