Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tubo Telescópico: o que é?

Tubo Telescópico: o que é?

Saiba mais sobre o acessório de papelaria sensacional

Desenho

Atualizado em 26 Abr 22

2 min de leitura

Gente, o tubo telescópico é um item de papelaria ótimo na hora de manter papéis e documentos em segurança e de guardar ou mover pra lugares diferentes. É muito usado nas áreas de arquitetura, engenharia, artes e outras profissões. Quer saber sobre? Eu separei várias informações interessantes. Vamos lá!


Canudo ou pasta, qual a melhor opção?


Então, é uma pergunta que quem tá começando faz bastante. A maleta é legal porque tem como colocar esquadro, estojo e materiais de estudo ou das atividades. Isso evita carregar mochilas ou bolsas.


Já o tubo telescópico é ideal pra não dobrar ou amassar o projeto. E, dependendo da escolha, podem ser bem grandes, guardando até folhas do tamanho A0, acima de 1 metro de largura.

 

maleta para guardar papéis

A pasta acompanha as dimensões do papel, como A3 e A1, já o canudo permite variar o tipo de uso, sem danificar o conteúdo


Os materiais mais encontrados


Olha, o plástico é uma opção ótima se quiser praticidade e rigidez. Eles costumam ter uma alça de transporte. Isso é bom se for carregar e preferir as mãos livres. Você consegue colocar no ombro ou atravessado nas costas e não precisa se preocupar em deixar cair. Legal, né?

 

tubo telescópico preto

A tampa é presa no tirante, assim não perde quando for abrir


Agora, outro material usado é o papelão. É a versão mais acessível e é indicado na hora de pôr os papéis de maneira permanente ou se precisar enviar um documento ou arte por uma transportadora.
 

As tampas do modelo podem ser de plástico, bem leve, ou de metal, que aumenta a rigidez e a durabilidade do tubo. E algumas opções acompanham uma caixa retangular própria pra colocar o canudo e mandar pelo correio.

 

tubo telescópico de papelão

Você encontra eles em pacotes com várias unidades ou de forma avulsa


Como decidir o tamanho do tubo telescópico?


É legal pensar na necessidade do dia a dia. Se costuma usar uma única espessura de papel, escolha uma aproximada a essas dimensões. Geralmente o diâmetro varia de 6 a 10 centímetros.


Caso queira colocar páginas finas ou em pequenas quantidades, as larguras menores são ideais. Em projetos com a gramatura grossa ou em diversas unidades, os números grandes são indicados.


Já o comprimento é escolhido pelo lado da folha que é maior. Geralmente variam entre 30cm e 1m. A ideia aqui é investir numa opção um pouco além do tamanho do papel.


Ah, você encontra modelos extensíveis. Esses podem ser alongados de acordo com a necessidade de cada projeto. Na descrição aparecem as medidas menores e até quanto ele expande. Muito prático!

 

tubo telescópico com graduações de aumento

Na parte de dentro tem as gradações do aumento, elas travam no tamanho indicado


Procurando tubo telescópico pra guardar documentos e papéis importantes? Aqui no Magazine Luiza tem várias opções!


Saiba mais:


Quer conhecer outras áreas de estudo? A matéria Arquitetura de Interiores em livros separou alguns títulos sobre essa especialização incrível!


E quem procura facilitar o planejamento da construção vai adorar o app MagicPlan que permite fazer plantas de um jeito rápido e simples. E tá disponível em Android e iOS.


E na hora de instalar encanamentos e suporte pra chuveiro a gás, nossos parceiros podem te ajudar. Vai dar uma conferida!