Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tudo sobre o alecrim

Tudo sobre o alecrim

Ele é ótimo pra cozinhar e fazer chás!

Alimentos

Atualizado em 19 Nov 20

2 min de leitura

Gente, o alecrim é uma erva que serve pra temperar legumes, carnes e deixar receitas com ainda mais sabor! Ele também é ótimo pra preparar chás, ajuda a evitar doenças e melhora a digestão. Legal, né? Vem comigo conhecer melhor essa especiaria, os tipos e dicas!


Tipos de alecrim


Alecrim fresco - esse é aquele em raminhos, sabe? Pode ficar na geladeira por pouco tempo, viu? Depois de tirado do pé, em dois ou três dias a erva já murcha.


Alecrim seco ou desidratado -  a vantagem é que, além de dar sabor, ele dura mais e pode ser usado por meses até a data de validade da embalagem. O formato é igual ao fresco, comprido e verde.


Alecrim em pó - ele também é desidratado, mas a diferença é que é fininho e você nem consegue perceber no meio da comida, já que só fica o sabor.

 

Esse alecrim desidratado ainda mantém o sabor e o cheiro inconfundíveis


Como usar o alecrim nas receitas


Além de ter um sabor bem marcante, o alecrim pode liberar um perfume delicioso, viu? Pra ter esse efeito, é só colocar um dente de alho inteiro com uma colher de sobremesa de alecrim na frigideira, junto com o óleo ou a manteiga, pra grelhar ou fritar carnes. O sabor continua suave, viu?


Dá uma olhada em comidas que combinam com esse tempero:


Alecrim equilibra com o sabor da batata


Dá pra pôr alecrim em vários tipos de receitas com batata. Se for fazer batata rústica ou em palitos na fritadeira elétrica, por exemplo, é só colocar um fio de azeite, sal a gosto e espalhar o alecrim por cima na quantidade que preferir.

 

Já na batata sauté, o alecrim pode ser deixado pro final, pra dar uma decorada com um toque de sabor. Bom, né? Uma dica é esfregar um pouco na mão antes de salpicar, aí ele fica bem cheiroso!


Chá de alecrim pra relaxar de um jeito saudável


O chá de alecrim é ótimo pra tomar depois de um dia cansativo ou até pra ajudar a se recuperar de resfriados, viu? E pra fazer é muito fácil: é só ferver 1 litro de água e, com o fogo desligado, colocar uma xícara da erva. Depois, espere 5 minutos, coe e aproveite!


Procurando alecrim pra deixar suas receitas ainda mais saborosas? Aqui no Magazine Luiza você encontra!


Saiba mais:


Sabia que tem um tempero especial que combina com cada receita? Clica aqui pra saber como acertar no uso!


Quer compartilhar receitas, seu jeito de temperar e conhecer também a de outras pessoas? No app Kitchen Stories dá pra fazer isso! Baixe pra Android e iOS.


Agora, pra deixar sua cozinha completa, você pode contratar os serviços dos nossos parceiros de instalação de eletrodomésticos. Clica aqui pra pedir!