Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Ubuntu, um novo sistema

Conheça este sistema operacional

Acessórios para Celular

Atualizado em 29 Out 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Gente, estava pesquisando e me perguntei, você sabe o que é um Sistema Operacional? Descobri que nada mais é do que conjunto de programas que fazem o gerenciamento do seu hardware, permitindo que você use o seu computador (sem o Sistema Operacional, não conseguiríamos fazer nada no computador). Por isso, um sistema operacional, para ser bom, precisa ser rápido, seguro, fácil de usar, estável, em constante evolução. Os mais conhecidos são o Windows ? da Microsoft e o OS X ? da Apple Inc. que são pagos e o Ubuntu ? da Linux Foundation que é gratuito.

O sistema operacional Ubuntu reúne todas as qualidades de um bom sistema. Não é a toa que, desde a sua primeira edição, em 2004, ele vem fazendo cada vez mais sucesso entre os usuários em todo o mundo. Além de gratuito, ele tem interface moderna, pode ser personalizado, tem alto nível de compatibilidade de hardware e de integração com nuvens. Superlegal, não acha?

Me perguntei o por que desse nome, e descobri que vem do conceito sul africano de mesmo nome, que pode ser traduzido como "humanidade com os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos".

Segundo o Arcebispo Desmond Tutu, no livro ?No Future Without Forgiveness?, "Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria autoconfiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo."

Esse nome representa a ideologia do projeto, baseado na liberdade do software livre e em seu trabalho de desenvolvimento comunitário. O sistema também é chamado de "Ubuntu Linux", porém, Canonical, que é a desenvolvedora do sistema, usa apenas o nome "Ubuntu", uma vez que o sistema ao ser portado para núcleos livres além do Linux.

Olha que legal, o Ubuntu diferencia-se por ter novas versões lançadas a cada semestre, por disponibilizar suporte técnico nos nove meses após o lançamento de cada versão, sendo que as versões para desktop recebem 5 anos de suporte. Gostei, hein!

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa usar sem grandes dificuldades, independente de nacionalidade, limitações de conhecimento ou físicas.

O Ubuntu é disponibilizado por meio de um CD, que lhe proporciona um ambiente completo e funcional. Os programas adicionais são disponibilizados através da Internet. No CD, vem instalador gráfico lhe permite ter um sistema funcional, de forma rápida e fácil. Sua instalação padrão pode levar menos de 30 minutos para ser completada.

Uma vez instalado, o Ubuntu está imediatamente pronto para o uso. Na versão desktop você tem acesso a um grupo completo de aplicativos para produtividade, internet, imagens, jogos e várias outras ferramentas.

Recentemente, foi divulgada uma super novidade, o lançamento do Ubuntu Touch! O Ubuntu Touch é o sistema operacional móvel que foi desenvolvido para o smartphone da Canonical. O Ubuntu Touch além de funcionar em aparelhos portáteis, o software também pode iniciar a versão completa para desktops quando conectado a um monitor.