Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Uma seleção de livros sobre ABNT

Uma seleção de livros sobre ABNT

Porque metodologia científica é muito mais do que as normas da ABNT

Literatura

Atualizado em 3 Fev 14

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Gente, quem fez faculdade e teve que entregar a sua Tese de Conclusão de Curso (TCC), sabe que a disciplina ?mais querida? dos cursos superiores, é a metodologia científica de pesquisa. Mas o seu estudo esconde grandes desafios! Isso porque um bom método, aliado à boa apresentação e à redação correta facilita muito a vida do estudante na hora da aprovação.

Para ajudar quem está enfrentando este dilema na conclusão de curso, eu resolvi trazer dessa vez um conjuntinho de três livros que falam sobre o método na ciência de forma clara e precisa, e sem depender apenas das normas da ABNT. Vem com a Lu, vem!

Antonio Carlos Gil - Como Elaborar Projetos de Pesquisa
Antes de começar uma pesquisa vale a pena ter uma boa ideia sobre o que se pretende estudar, não acha? O desenvolvimento dessa ideia e a maneira pela qual se busca compreender o famoso ?problema? de pesquisa são o mote principal deste livro, tanto do ponto de vista teórico como em aspectos práticos como a descrição dos passos seguidos no decorrer do estudo ou mesmo dicas para redigir cada seção do documento que registra o projeto. Leitura fundamental!

Eva Maria Lakatos - Fundamentos de Metodologia Científica
Quem pretende fazer ciência precisa ter uma noção de como se faz ciência, não é mesmo? Fundamentos da Metodologia Científica é exatamente esta introdução ao mundo da pesquisa e do conhecimento, abordando desde como encontrar o material certo para sua pesquisa e técnicas para revisão bibliográfica, como resenhas e fichamentos, até a diferença entre hipótese, tese, fato e teoria.

Além disso, explicações sobre diferentes práticas científicas - como a dialética, a indução e a dedução - que fazem parte do cotidiano do pesquisador também estão presentes no livro.

Umberto Eco - Como se Faz uma Tese
O autor de ?O Nome da Rosa? é também um dos grandes pesquisadores contemporâneos e neste livro aborda a condição de estudioso com um olhar sagaz e bastante crítico.

Partindo da escolha de um orientador para a pesquisa e de um objeto de estudo, o livro apresenta todos os aspectos essenciais da pesquisa, incluindo características do comportamento do pesquisador. O planejamento de cronogramas, o fichamento de literatura e muitos outros passos técnicos da produção científica são colocados lado a lado com os motivos pelos quais se faz ciência.

Nesse kit básico de metodologia científica eu preferi reunir teoria e prática da forma mais abrangente possível, para que você aproveite máximo esse período de intenso exercício intelectual para não só obter um título como também se identificar como pesquisador.