Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Vai surfar? veja acessórios ideais

Vai surfar? veja acessórios ideais

Saiba como decidir quais pranchas, quilhas, leash e parafinas usar!

Vestuário Esportivo

Atualizado em 30 Jul 19

3 min de leitura

               

Gente, pra aproveitar suas horas de surf com muita diversão vale a pena investir nos acessórios certos, viu? O bom é que tem vários modelos de prancha, quilhas, leash e parafina que você precisa conhecer! Quer saber como escolher os seus? Vem comigo que eu tenho dicas bem legais!


Prancha

Pra escolher a prancha de surf, um detalhe importante é o peso dela, tá? A dica é escolher uma prancha que aguente um peso maior que o seu, pra ter facilidade de flutuar e ficar com o corpo bem equilibrado. Legal!

 

Outra informação que você precisa saber é o modelo. Tem tamanhos diferentes, sempre medidos em pés, e um tipo de prancha pra cada estilo de surfista e de onda. Olha só:

 

Longboard: essa prancha deixa mais fácil pegar qualquer tipo de onda e por isso é uma das preferidas dos surfistas experientes. Ela mede entre 7,2 a 9 pés, ou de 2,20 a 2,75 metros. Legal!

 

Mini ou Malibu: as mini, também conhecidas como malibu, medem de 7,2 a 8,6 pés ou de 2,20 a 2,60 metros, tá? Por serem menores que a longboard, são mais fáceis de carregar e fazer manobras. Gostei, hein!

 

Shortboard: essas são Incríveis e rápidas pra manobras radicais em ondas pequenas e bem fortes, viu? Elas medem 5,11 pés ou 1,80 metros!

 

Surf fish: olha, a surf fish é ideal pra pegar ondas pequenas e mais fracas, tá? Essas medem 6 pés, ou mais ou menos 1,82 metros!

 

Funboard: quer uma prancha ótima pra começar a pegar onda? Então, use uma funboard! Ela mede 7 pés, ou mais ou menos 2,14 metros, e dá bastante estabilidade pra quem ainda tá aprendendo a se equilibrar. Amei!

 

Evolution: ela tem entre 6,11 a 6,4 pés, o que dá mais ou menos 1,85 a 1,95 metros, e dá uma sensação grande de equilíbrio! Além disso, como é menor que a funboard, deixa bem fácil fazer manobras, viu?


Prancha evolution: pra quem tá aprendendo a fazer manobras


Quilhas

Essas pecinhas de plástico encaixadas na prancha, que lembram as barbatanas dos tubarões, servem pra dar mais velocidade, controle da prancha ou equilíbrio, dependendo de como forem usadas, viu?  Olha os tipos que tem:

 

Monoquilhas: com ela fica mais fácil remar até a onda em cima da prancha, que também diminui a velocidade pra quem tá aprendendo. Amei!

 

Biquilhas: elas são vendidas em duplas e vão encaixadas uma de frente pra outra. Dão uma velocidade incrível na prancha de quem pega ondas menores!

 

Triquilhas: é um conjunto com 3 quilhas, usadas uma na frente e um par atrás dela. É ideal pra quem pega ondas grandes ou compete profissionalmente, tá? Triquilhas aumentam muito o equilíbrio e a velocidade!
 

Jogo de triquilhas ajudam no equilíbrio e velocidade


Quadriquilhas: essas são encaixadas em dois pares, uma de frente pra outra, sabe? Elas são indicadas pra quem surfa ondas grandes pois aumentam e mantêm a velocidade da prancha. Perfeitas pra competições!


Leash

O leash é a cordinha de nylon ou poliuretano amarrada na parte de trás da prancha! Na outra ponta, tem uma caneleira com fecho de contato e neoprene, tá? Assim, mesmo que uma onda te derrube, você não vai perder a prancha porque ela tá presa na sua perna. Bom, né?

 

O leash também é medido em pés e a cordinha dele deve ser um pouco maior que o tamanho da sua prancha, pra evitar que ela bata em você e em outros surfistas ou banhistas que estejam próximos depois de uma queda.

 

Pra escolher, é fácil: por exemplo, se você tem uma shortboard, que mede 5,11 pés ou 1,80 metros, o leash ideal pra ela tem que ter 6,2 pés ou 1,90 metros. Simples, né?

 

Ele também pode vir ou não com o destorcedor, um acessório que não deixa a cordinha embolar nem fazer nó. Pra surfar ondas fracas, um desses é suficiente. Já pra onda grande ou forte, melhor ter dois destorcedores ou um sistema giratório, pra sua segurança, combinado?


Leash com destorcedor giratório pra corda não fazer nó


Parafina

Passar parafina na prancha de surf é indispensável pra não escorregar, viu? Ela também ajuda no seu equilíbrio e no controle das viradas e outras manobras. Incrível!

 

Pra escolher a parafina certa, vai depender da temperatura do mar. Tem opções pra quem surfa em água fria, que fica abaixo dos 18 graus; pra água morna, entre 18 e 20 graus; e pra água quente, acima dos 20 graus. Adorei! 

 

E o mais legal é que dá pra ter parafinas de várias cores, que grudam mais ou menos na prancha e até com cheirinho, como de uva, chiclete ou morango. Demais, hein?
 

Parafina pra quem vai surfar em águas quentes

 

E aí, gostou das dicas? Então aproveita e clica aqui pra saber sobre as roupas ideais pra surfar!

 

Aqui no Magazine Luiza tem prancha, quilhas, leash, parafina e outros acessórios incríveis pra surf! Vem conferir!