Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Varas de pescar Escolha a sua

Varas de pescar Escolha a sua

As diferenças de modelo pra cada tipo de pescaria!

Pesca Esportiva

Atualizado em 21 Ago 17

4 min de leitura

Gente, não dá pra imaginar uma pescaria sem a vara de pescar. Ela é o principal equipamento pra sua pesca ser um sucesso. E sabia que tem um modelo certo pra cada estilo de pesca? Isso mesmo! Se você não entendeu, vem comigo que eu te ajudo!


Os tipos de vara


- O tipo de vara mais conhecido são as de bambu, que é um material natural e bem resistente. Essas varas não envergam, nem enferrujam e são ideais pra quem costuma pescar com iscas que ficam na superfície da água.


- E pra quem prefere as varas que conseguem jogar a isca bem longe, como no caso da pesca fly fishing, a dica é usar varas de materiais leves como as de fibra de carbono. Como elas são leves, fica mais fácil pra reagir quando sentir uma fisgada.
 

- Já as varas de fibra de vidro são um pouco mais pesadas, mas também são flexíveis e resistentes a pancadas e envergadas. Se você gosta de pescar peixes grandes, esse é o tipo de vara ideal, já que aguenta muito peso. E se você tá começando a pescar a dica é escolher esse modelo de vara também, tá?


- Ah, sabe o que é legal pra ter na varas também? É o molinete ou a carretilha. Eles são duas peças que servem pra enrolar a linha e fazer com que ela corra sem problemas na hora em que a isca for arremessada. Além disso, eles ajudam muito na hora de puxar o peixe fisgado. Só que, antes de comprar qualquer uma dessas peças, é bom você saber as diferenças entre elas.


Varas para molinete


Se você tá começando a pescar, a dica é usar o molinete, tá? É que ele não deixa a linha embolar na hora de lançar ela na água. Mas, pra usar o molinete, você precisa ter uma vara com passadores de linha maiores, que são aqueles círculos que direcionam a linha ao longo da vara, sabe?
 

Varas para carretilha


Agora, pra quem já tá acostumado a pescar e quer lançar a linha e a isca muito longe, o ideal são as carretilhas. Nesse caso, as varas precisam ter passadores menores e em mais quantidade. Além disso, tem que ter um gatilho, que é um acessório pra vara não escorregar e ficar sempre na mesma posição. O bom é que a maioria das varas já vem com um gatilho, viu?


Classificação das varas


Sabia que as varas também são classificadas pela resistência? Isso mesmo! Elas podem ser ultra-leves, leves, médias, médias-pesadas, pesadas e ultra-pesadas. Tudo vai depender da modalidade da pesca que você pratica e do tamanho do peixe que tá querendo pescar. Quanto maior o peixe, maior a resistência e a potência que a vara precisa ter pra não quebrar, tá?


Outro jeito de classificar as varas é pela velocidade, elas podem ser rápidas, extra-rápidas, moderadas ou lentas. E quanto mais flexível, mais lenta a vara vai ser. A dica é escolher a vara mais lenta pra pescar os peixes que você precisa dar um tempo entre o momento que eles agarram a isca até a hora de puxar a linha.


Agora, a vara mais rígida é menos flexível, muito mais rápida no arremesso e na fisgada e também é mais forte. Ela é ideal pra pescar peixes como o dourado, que você tem que ser rápido pra ele não escapar e ter uma vara muito forte, já que é um peixe pesado.


Um tipo de vara pra cada pescaria

Pescar é uma atividade muito relaxante

 

Como eu disse lá no começo, tem várias modalidades de pesca diferentes. Olha só:


Fly fishing ? nessa modalidade o pescador usa isca artificial e a linha é arremessada sem a chumbada, que é o peso que ajuda a afundar a isca. Além disso, pra fly fishing a vara precisa ser do tipo leve, comprida e flexível, tem que ter mais de dois metros, pelo menos, tá? Ah, e precisa ter carretilha e linha grossa também! Por tudo isso, a vara ideal é a de fibra de vidro.


Baitcasting ? é uma pesca feita em barcos, onde os pescadores lançam várias iscas em diferentes lugares pra tentar fisgar um tipo de peixe. Pra esse tipo de pesca a dica é usar as varas curtas, com mais ou menos um metro e meio, e de ação média-rápida. Isso quando a pesca for em lugares não tão profundos, como mangues e lagos, por exemplo. Já pra quem pesca em águas médias ou de grande profundidade é ideal ter uma vara longa rápida, com mais de quatro metros, ou ultra-rápidas, dependendo do peixe que você quer pegar. Nesse caso as varas de carbono são as melhores!
 

Surfcasting ? é a famosa pesca de praia, praticada na areia. Para essa modalidade a dica é usar as varas longas com mais de quatro metros. Como é pra praia, a vara precisa ser pesada e lenta, pra poder arrastar o peixe da água até a terra sem a vara quebrar. Uma ótima vara pra esse tipo de pesca é a de bambu!


Pesca oceânica ? é a pesca feita em alto mar. Ela usa equipamentos específicos, como as varas de até dois metros, que facilitam na hora de tirar a linha de lugares mais profundos, onde o peso da água pode quebrar a linha e a vara. Então, como tem a resistência da água, é ideal que as varas sejam super pesadas. Sabe uma boa pra esse tipo de pesca? A vara de carbono.


Ufa! Agora que você já sabe mais sobre as varas de pesca, escolha a sua aqui no Magazine Luiza!