Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Veja os erros na hora de dormir

Veja os erros na hora de dormir

Veja as dicas para garantir um sono restaurador e tranquilo para o seu bebê

Segurança do Bebê

Atualizado em 28 Mar 12

2 min de leitura

Depois de um dia agitado para a criança, a previsão de uma noite tranquila parece óbvia, mas nem sempre isso acontece. Alguns hábitos podem prejudicar uma boa noite de sono e causar problemas, inclusive de saúde para sua criança.

O ambiente ajuda muito na tranquilidade do sono. Muito barulho, sujeira e bagunça, torna o sono contornado. Portanto, cuide do local onde a criança dormirá, evite bichos e brinquedos ao redor da cama, cores muito fortes e torne o ambiente silencioso, com pouca luz e confortável, para estimular o sono e o descanso.

É comum que os pais permitam que o filho durma em sua cama, sob justificativas de medos e carência. Esse hábito pode causar danos psicológicos a criança. Explique que ele deve dormir em sua própria cama, mesmo que tenha que levá-lo de volta algumas vezes, até criar o costume. No caso de doença ou uma situação que tenha estimulado ainda mais o medo natural da criança, dormir com os pais pode ser proveitoso para se sentir mais seguro e bem cuidado. O importante é dar limites a ela, para que saiba onde é o seu lugar na hora de dormir.

A rotina é fundamental. Dormir sempre nos mesmos horários e criar hábitos diários para a hora de dormir acalma a criança e determina em seu organismo, a hora de dormir. Hoje, as crianças têm dormido menos que em outras gerações, devido uma agenda intensa, a tecnologia e também a rotina dos pais, e isso causa dificuldade de adormecer. Deixar a criança dormir muito tarde, causa esse tipo de transtorno, causando muito cansaço e, consequentemente dificuldade de pegar no sono. Marque um horário determinado para a criança dormir, inclusive para a soneca vespertina e siga a risca.

Algumas crianças sentem dificuldade em trocar o berço pela cama. Esse processo é semelhante ao desfraldamento, deve ser feito com calma e consciência da possível dificuldade nessa transição.

Na hora de fazer uma criança dormir, principalmente os bebês, é muito comum o movimento de embalar. Colo, carrinho, rede, caminhada, quando se tornam um hábito, não permitem um sono profundo e restaurador. É como se fossemos dormir num ônibus ou avião em movimento, o sono vem, mas sem tranquilidade. O balanço acalma e é bom para relaxar a criança, mas deixe que ela durma em sua própria cama.

Já o protesto da criança na hora de dormir é justificável. Ela entende a hora de dormir como uma separação dos pais, brinquedos e rotinas, para entrar num lugar escuro e silencioso, com possibilidade de ?monstros? e ?fantasmas? da sua imaginação.  Por isso, seguir os cuidados sugeridos vai proporcionar mais segurança e paz a criança, para que ela entenda que aquele momento é apenas uma pausa para recarregar as energias.