Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Viaja o Brasil em 48 horas

Viaja o Brasil em 48 horas

Conheça cidades históricas brasileiras que valem a pena se aventurar em poucos dias

Vestuário Esportivo

Atualizado em 26 Nov 12

4 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Se você só dispõe do fim de semana para conhecer alguma cidade turística brasileira, transforme essas 48 horas em uma viagem inesquecível, curtindo as melhores partes do passeio.

O sudeste, região sempre preparada para o turismo, apresenta várias opções interessantes de lazer ligado à natureza ou ao centro urbano. Minas Gerais, por exemplo, têm as históricas cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei, bem próximas umas das outras, com arquitetura tombada pelo patrimônio histórico, ladeiras de pedra sabão, igrejas e objetos de arte do barroco e muita beleza. A Pousada São José Del Rey, em Tiradentes, é um excelente refúgio, com estacionamento, Wi-Fi, piscina e com a opção gratuita para crianças, aliado a muito conforto e próximo dos lugares históricas. Aproveite para conhecer a Igreja Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto com uma vista inesquecível. Tem a Igreja de São Francisco de Assis que é coberta de história e arte, com obras de Aleijadinho e com forro da nave de Mestre Ataíde. Dos bares, o Bar Barroco tem a melhor coxinha da cidade. Em Mariana, há a Maria-Fumaça em exposição, ótima para fotos, e suas igrejas são riquíssimas com uma grande beleza arquitetônica. No final do passeio, vale a pena ir ao restaurante Conto de Réis e saborear um frango com quiabo.

No sul, que tal conhecer a bela cidade de Curitiba, no Paraná? Conhecida como uma das cidades mais bonitas e organizadas do mundo, ela proporciona ótimos passeios, como o jardim botânico tem uma bela estufa transparente, inspirada num palácio de cristal londrino e sua entrada é gratuita. Com preço em conta de R$ 4,00, o Museu Oscar Niemeyer fica num prédio em formato de olho com uma arquitetura impactante, com obras contemporâneas. O bairro Santa Felicidade é um passeio aos prazeres culinários e a fartura, com típicos restaurantes italianos. Para hospedar, aproveite o romantismo do Hotel Nikko,com sua delicada decoração e café da manha farto, para curtir as belezas da cidade.
 
A colonial Goiás e sua capital Goiânia une o clássico ao moderno, os sertanejos aos burocratas da vizinha Brasília e a animação das grandes cidades ao bucólico do interior. No Centro Sul, em Pirenópolis, município vizinho da capital, há cachoeiras lindas e adequadas ao banho, as mais concorridas são a Várzea do Lobo e do Abade. Goiás Velho já foi a capital do Estado e no silêncio de suas ruas, apresenta casas coloniais bem conservadas, fazendas e comidas típicas e caseiras. Listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tem arquitetura semelhante as de Ouro Preto e Diamantina, em Minas Gerais. A Casa de Cora Coralina, famosa poetiza da região, é uma visita a humildade da escritora, cheios de inspiração. O Hotel Colonial é um ótimo lugar para se hospedar, com arquitetura clássica como as mais valorizadas da cidade, café da manha saboroso, wi-fi, estacionamento e com hospedagem de crianças gratuita.

Imponentes construções da época da borracharia marcam a Capital de Amazonas, Manaus, no Norte do Brasil. A riqueza do século 19 está presente nas obras clássicas, no belo Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e com inspiração europeia, uma cúpula com 33 mil peças em cerâmica e cores da bandeira brasileira. O passeio no teatro é pago, R$ 10,00, mas a visita é guiada e passa por todos os ambientes. O Mercado Municipal tem ingredientes regionais muito peculiares e perfeito para quem gosta de cozinhar e busca novas receitas. Belos e baratos artesanatos, comidas saborosas mas organização precária e em reforma e pouca segurança.

Conheça também o Encontro das Águas, entre os Rios Negro e Solimões, apresentando cores e temperaturas diferentes entre os dois. Os rios são caudalosos e a exuberância da natureza ficará bem próxima de seus olhos e mãos.  Aproveite o Amazon Ambassador Hotel na beira do Rio, para curtir um ótimo passeio pelo Arquipélago Anavilhanas, jantares animados com música ao vivo, café da manhã e almoço com sabores típicos e a ida a Praia da Lua, praia fluvial no Rio Negro, belíssima.

Para completar essa viagem pelo Brasil, se seu interesse for viajar pelo Nordeste, conheça a bela São Luís do Maranhão, com suas cores, sonoridades, sabores e alegria. Patrimônio da Humanidade, a capital do Maranhão tem arquitetura clássica, ruas com pedra sabão e estrutura que carrega a história em cada trecho do passeio. Fundada pelos franceses e com a língua portuguesa na ponta da língua, mistura a arte dos azulejos com os tambores de crioula em sua cultura, para deixar os visitantes encantados e possui quatro mil imóveis com desenho colonial português.

 A Casa das Tulhas é uma feira com camarão seco, tiquira e licores. A Igreja Nossa Senhora do Desterro, do século 17, foi construída por imigrantes, fugitivos e exilados. O Teatro Arthur Azevedo tem visita guiada e é próximo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão, com peças doadas pelos cidadãos. As comidas podem ser saboreadas no restaurante do SENAC e experimente o Guaraná Jesus, o mais conhecido da região. A 150m do mar, com piscina e estadia para crianças grátis, o Grand São Luís Hotel é imponente, confortável e fica a um quarteirão do mar. São quatro estrelas para usufruir do máximo conforto, com decoração colorida e com artesanato típico da região, protegidos do calor com ar condicionado.

Dois dias apenas, mas para quem seguir algum dos roteiros propostos, serão inesquecíveis e perfeitos para uma boa viagem!