Videogames: como jogos são criados
Descubra quais os talentos de quem cria seus jogos preferidos de videogame
Um jogo de videogame vai muito além de simples movimentos entre dois ou mais personagens. Cada game tem sua história, diferentes fases e personagens que fazem com que você entre naquele mundo e passe semanas se divertindo. Tudo isso, claro, em uma interface colorida, elaborada e com vários elementos que chamam a sua atenção para a tela.
Por isso, o trabalho de criar um novo jogo envolve muito mais do que conhecer a linguagem de
programação do console. Criadores de games devem ser ao mesmo tempo artistas, escritores e feras em tecnologia. E o fundamental: serem cheios de imaginação!
A primeira etapa na criação é igual ao processo cinematográfico. Desenha-se um storyboard com a sequência de cenas e ambientes da história, além das ferramentas que cada jogador vai precisar usar para interagir com aquele cenário. Os personagens também são super importantes, pois é a partir deles que a narrativa vai se desenrolar.
Falando em cenário, é nesse momento que se monta a identidade visual do jogo, aquilo que fará com que você reconheça só de olhar de que game se trata. Toda a parte gráfica e sonora é pensada em conjunto para
determinar a experiência que o gamer vai ter em cada fase: o som dos passos do personagem, efeitos especiais, movimentos e possibilidades de caminho.
Storyboard na mão, é hora dos nerds entrarem em ação! Para transformar todo esse universo em um jogo executável, é necessário ?reescrever? tudo isso em linguagem de computação. Para facilitar esse trabalho, já existem alguns programas que vem com elementos-chave prontos para criar esse novo código. Ações como ?arrastar e soltar?, por exemplo, estão em todos os jogos; por isso, já são previstas nesses softwares específicos.
Para quem tem imaginação de sobra e quer se aventurar na criação de videogames existem programas para amadores, mais fáceis de usar do que os usados por profissionais. O DarkBASIC permite imaginar ambientes tridimensionais, enquanto o Game Editor, bidimensional, é o mais intuitivo para quem está dando os primeiros passos. Se você quer se tornar um artista dos games, esse é o caminho!
Não deixe de visitar nossa seção de games e conferir jogos, acessórios e tudo que você precisa para continuar jogando seus personagens favoritos e começar a criar os seus.