Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Você sabe o que é a mesa digitalizadora?

Você sabe o que é a mesa digitalizadora?

Eu te ajudo a escolher o modelo ideal pra você!

Mesa e Display Interativo

Atualizado em 24 Nov 16

3 min de leitura

Gente, a mesa digitalizadora é um dos acessórios mais úteis pra quem trabalha na área de design gráfico, viu? Afinal, com ela, fica bem mais fácil desenhar ou editar as suas criações! Aliás, ela parece muito com uma prancheta, só que digital. Agora, quer saber mais sobre esse aparelho incrível? Então, vem comigo que eu te conto tudinho!


O que é uma mesa digitalizadora?

Uma mesa digitalizadora nada mais é do que um acessório digital bem parecido com uma prancheta. Nela, você pode desenhar e escrever usando uma caneta que vem junto. Daí, nos modelos mais simples, tudo o que você rabisca aparece na telinha do computador.


Já os modelos mais caros, tem um visor próprio que te mostra tudinho o que você tá escrevendo, como se fosse num papel mesmo, sabe? Esses modelos também podem ser conhecidos como tablet gráfico, tá? Então, se escutar esse nome, já sabe que são a mesma coisa! 


E olha, esse é um equipamento muito útil tanto pra profissionais como pra outras pessoas que gostam de criação artística, ilustrações, desenhos em 3D e retoque de fotos, por exemplo. Afinal, com a mesa digitalizadora você tem muito mais liberdade e controle de movimento do que usando o mouse.


Como se usa uma mesa digitalizadora?

A mesa gráfica é bem fácil de usar! Você conecta ela no computador pelo cabo USB ou, dependendo do modelo, a conexão é via Bluetooth. Daí, na primeira vez em que ela for ligada, é só esperar a instalação, que costuma acontecer automaticamente!


Se isso não acontecer, pode ser que você precise usar o CD que vem com ela pra fazer a instalação. Daí, é só colocar ele no computador e seguir o passo a passo que o programa indicar.  É bem simples!


Depois disso, é só abrir o seu programa de edição de imagens favorito, e começar a usar a caneta! E pode soltar a criatividade e desenhar tudinho o que você imaginar! E o legal é que, quando você não quiser mais desenhar, pode usar ela como um mouse comum! Prático, hein?

Algumas canetas te deixam fazer traços bem fininhos ou bastante grossos!


Ah, quase todos os modelos funcionam com os mais conhecidos sistemas operacionais, como o Windows e o MacOS. Então, antes de comprar a sua, fica de olho nisso, combinado?


Tem muitos tipos de mesas digitalizadoras?

Tem muitos modelos que são mais básicos e simples, uns medianos e até mesmo alguns super avançados! Então, sempre dá pra achar um que combine perfeitamente com você!


Por exemplo, dá pra escolher um com tela sensível ao toque das mãos e dedos, e que também funciona perfeitamente com a caneta. Ou, se preferir pode apostar num modelo mais avançado que funciona como uma tela de pintura interativa e tem visor integrado!


E alguns modelos até vêm com botões extras, que podem ser usados como atalhos pra abrir um programa com mais facilidade no computador, entre outras várias ações! Super prático, hein!


Ela vem com os programas de edição?

As mesas digitalizadoras também costumam vir de fábrica com um pacote gratuito de programas de edição pra você baixar no seu computador, tá? E não precisa se preocupar, porque têm muitos tutoriais na internet pra te ajudar a criar com elas!


Mas, se a sua mesa digitalizadora não vier com programa de edição, não tem problema! Dá pra desenhar usando aquele programinha Paint, sabe? Ou se preferir um software mais elaborado, dá pra usar o Photoshop ou o Illustrator. E o bom é que também tem vários outros programinhas ótimos pra fazer desenhos que são de graça! É só dar uma procurada na internet e baixar!  


Quer uma mesa digitalizadora incrível? Aqui no Magazine Luiza tem várias pra você escolher!