Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Você sabe o que é memória do computador?

Você sabe o que é memória do computador?

Dá pra guardar arquivosdados do seu computador de diferentes maneiras

Acessórios para Celular

Atualizado em 30 Out 17

2 min de leitura

Sabia que tem várias memórias pra computador? Isso mesmo! Tem os pentes de memória RAM e o HD, que ficam dentro do gabinete e os pen drives e cartão de memória, que ficam fora. Vem comigo que eu te conto mais sobre isso.


Na parte de dentro do computador

Quando você vai comprar um computador, vale dar uma lidinha nas descrições dele no site ou na caixa em que ele vem, tá? Daí você vai encontrar as informações sobre o HD e a memória RAM.


É que é no HD que ficam gravados o sistema operacional, como o Windows ou o MacOS, e todos os seus arquivos salvos no computador. E, pra você poder guardar tudo o que quiser na máquina, é melhor que ele tenha o maior espaço possível. Só pra você ter uma ideia, os modelos mais simples hoje em dia tem 500 gigabytes de espaço, ou 500GB, tá?


Já a memória RAM é como se fosse uma assistente do HD, deixando todos os arquivos que você mais usa sempre à mão. Assim, sua máquina fica bem rápida! E, quanto mais gigabytes ela tiver, mais fácil fica pra ela ajudar o computador. Ah, e a memória RAM funciona por meio de pentes de memória, viu?


E o bom é que, se seu computador começa a ficar muito lento, é fácil trocar os pentes dele por outros mais potentes. Legal, né?


Leve suas memórias onde quiser

Como te falei, nem todas as memórias ficam dentro do computador. O pen drive e o cartão de memória, por exemplo, também servem pra guardar seus arquivos e o bom deles é que você pode levar eles aonde quiser! Dá até pra pra tirar eles do seu computador e plugá-los em tablets ou smartphones, por exemplo.


Só que eles costumam ter bem menos memória do que o HD, tá? Então, se você precisa de um dispositivo que fique fora do seu computador e tenha bastante espaço pra guardar seus documentos, o ideal é ter um HD externo. Funciona igualzinho aquele que fica dentro da máquina, só que tem a vantagem de poder ser transportado por aí.


O HD externo é bem legal pra quem precisa de um lugar pra deixar vários arquivos que ocupam muito espaço, mas que são importantes e não podem ser apagados. Até por isso, se você vai investir em um HD externo, é legal ter um case pra proteger ele contra batidas e pó, viu?


Aqui no Magazine Luiza tem vários tipos de memória pro seu computador. É só escolher a sua!