Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Xilogravura, entenda o que é

Xilogravura, entenda o que é

Crie seus próprios desenhos pra estampar papel, tecido e muito mais com xilogravura!

Xilogravura

Atualizado em 31 Mar 20

2 min de leitura

Gente, a xilogravura é uma técnica que parece muito com um carimbo, viu? Nela, você  esculpe desenho em madeira ou isopor, pinta e transfere a parte em relevo pra um papel ou tecido! Quer saber mais sobre o uso de xilogravuras no artesanato? Vem comigo que eu te conto!


Xilogravura pra artesanato

Se quiser criar suas próprias estampas em roupas, objetos de decoração como almofadas ou fazer quadros e azulejos decorados, a xilogravura pode te ajudar!


Pra isso, é preciso usar a goifa, que é uma ferramenta de metal com ponta feita pra criar relevos nas peças. Depois, basta usar tinta e rolo de xilogravura e transferir o desenho pra onde você quiser.


E o legal é que tem muitos modelos de goifas pra artesanato com pontas e grossuras diferentes. Elas vão te permitir criar artes bem detalhadas, viu?


Outro detalhe é que você pode usar rolos com tamanhos diferentes pra xilogravuras. Os menorzinhos são ideais pra preencher o relevo até em cantinhos mais delicados sem deixar a tinta escorrer pra fora!


 
Essas goifas em diferentes tamanho te ajudam a fazer desenhos detalhados

 

Xilogravura com crianças

A xilogravura é um jeito muito legal de ensinar os pequenos a fazer seus próprios carimbos com isopor, tá? Eles também podem usar a goifa, mas é fundamental que um adulto fique de olho.


As crianças vão poder carimbar as figuras feitas em várias artes, criando uma estampa pra tecido ou fazendo o próprio quadrinho delas com uma tela de pintura, por exemplo. Amei!


Ficou na dúvida sobre a diferença entre xilogravura e gravura? Clica aqui que eu te mostro!


Ah, uma mesa ou bancada pra criar seu artesanato pode ajudar a fazer xilogravuras bem melhores! Se você quiser uma ajuda pra montar seu atelier, conte aqui com os serviços de montagem de móveis dos nossos parceiros!


Precisando de material pra xilogravura? Dá uma espiadinha aqui no Magazine Luiza!