Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Brinquedos de que são feitos?

Brinquedos de que são feitos?

Conheça o material dos brinquedos

Pistas e Autoramas

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

O ato de brincar acompanha o homem desde o início de sua história. Com a criatividade dos "inventores" de brinquedos troncos, pedras, bambu, palha, louça, vidro, areia... uma infinidade de materiais foi utilizada para levar alegria, desafios e um universo de fantasia para crianças de todas as épocas.

Desde o século XX a indústria de brinquedos conseguiu atingir a escala global, levando bonecas e jogos de tabuleiro ? antes privilégio da nobreza - para as famílias de todos as camadas sociais.

É importante lembrar que ainda existem carrinhos de madeira e bonecas de porcelana. Mas, os brinquedos como conhecemos hoje, ou seja, fabricados por uma indústria e comercializados pela internet ou em lojas especializadas, são em sua maioria feitos de plásticos e polímeros, contribuição da indústria do petróleo.

A escolha do material para confecção dos brinquedos segue uma regra fundamental: segurança. Pesquisadores se concentraram em desenvolver materiais antialérgicos, confortáveis e laváveis, sobretudo para as crianças menores.

Madeira
Ainda utilizada em versões de jogos de tabuleiro ou peças complementares de instrumentos musicais infantis. Uma preocupação com este tipo de material é o tratamento recebido contra umidade e cupins. Vale observar também se a tinta aplicada sobre a madeira é atóxica. Produtos certificados pelo INMETRO devem trazer estas informações na embalagem. Não é lavável e é indicado para crianças de mais de três anos.

Plásticos
A indústria de brinquedos deve sua popularização à utilização de materiais plásticos na composição de seus brinquedos. Desenvolvido a partir do petróleo, tem diversas variantes, como o Plástico ABS (o nome vem de acrylonitrile butadiene styrene), mais resistente a temperaturas elevadas.  A utilização do plástico vai desde pequenas peças internas, à corpos de bonecos articulados e uma infinidade de outras aplicações. A indicação por idade segue novamente o critério da segurança: além de evitar peças pequenas ou que possam se soltar no caso das crianças com menos de três anos, observe se o brinquedo é certificado pelo INMETRO. Brinquedos feitos inteiramente de plástico podem ser lavados. Contudo, observe se não existem materiais complementares que possam enferrujar.

Vinil
É um polímero que utiliza em sua composição etileno e cloro e não petróleo como os plásticos. Por este motivo tem uma flutuação de preço menor do que os plásticos tradicionais, que ficam submetidos à realidade da indústria do petróleo. Por isso é muito utilizado em corpo de bonecas e brinquedos para bebês como chocalhos e mordedores. Para as crianças é uma delícia: macio e agradável ao toque. Para os pais, uma tranquilidade: atóxico e lavável.

Fibras (tecido e enchimento)
Bonecos e alguns brinquedos educativos, como livros-brinquedo, utilizam tecidos (algodão e chita, principalmente) para criar as roupas e corpinhos dos bonecos. O enchimento padrão do mercado, hoje, é a fibra atóxica. Nos dois casos a lavagem é indicada, mas em espaços de tempo maiores do que em plásticos, para evitar desgaste.

Pelúcia
É um tecido feito de lã, seda, algodão ou fibras sintéticas e outros têxteis, que tem como principal característica apresentar um lado liso e outro felpudo. Os bichinhos de pelúcia são feitos com este material, do qual herdaram o nome.

Qual é o material da diversão?

É claro que a brincadeira não ficará mais ou menos divertida em função do material do brinquedo. A criança tem imaginação e amiguinhos para construírem um universo maior do que plástico, vinil ou fibras. No entanto, até por estarem num mundo de faz de conta, cabe aos pais olharem sempre pelo quesito segurança. Então, compre apenas brinquedos com certificação do INMETRO, que além de testado, o brinquedo de seu filho é feito exatamente do material indicado na embalagem.

Além, é claro, da substância mais preciosa do mundo: a fantasia.