Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Piano X Órgão: entenda as diferenças

Piano X Órgão: entenda as diferenças

Vem conhecer esses dois instrumentos musicais incríveis!

Instrumentos de Teclas

Atualizado em 27 Mar 23

3 min de leitura

Gente, o piano e o órgão são instrumentos musicais legais se você quer aprender ou desenvolver habilidades. Isso porque, além de ser um passatempo ou até profissão, estimula a coordenação das mãos, o uso do cérebro e diminui o estresse. E apesar dos dois terem teclas parecidas, são bem diferentes um do outro. E eu separei alguns detalhes interessantes pra ajudar na escolha. Vem comigo!

 

Como os dois funcionam

Olha, a parte de fora desses instrumentos musicais é similar, mas a estrutura interna é bem diferente. Por causa disso, muda o som e as ocasiões onde são tocados.

 

Por exemplo, o piano é um instrumento de corda. Quando você aperta a tecla, ela movimenta um tipo de martelo que vai bater nos fios de metal e faz as vibrações de som. Então, você pode pressionar de um jeito leve ou forte, o que altera a melodia final.

 

Já o órgão é conhecido por ter um mecanismo de sopro. Na hora que pressiona os botões, uma corrente de ar é liberada pelos tubinhos, o que cria um som interessante. A ideia principal é ser capaz de imitar a orquestra com um único par de mãos. Uau!

 

Conhecendo o piano

Como eu falei antes, o piano é um instrumento de corda, tá? Geralmente conta com 88 teclas e você encontra vários modelos que soltam timbres diferentes ou variam na parte da estrutura. Então é legal dar uma olhada antes de investir. 

 

Pra começar, tem o piano acústico, que funciona com o mecanismo de martelo. Ele pode ser de cauda, que é aquele com uma caixa grande e fios metálicos compridos. Esse tipo faz um som bem encorpado e alto e ocupa bastante espaço, por isso é recomendado em cômodos amplos.

 

O espaço disponível influencia até na frequência que vai precisar afinar 

 

Outro modelo é o vertical, também chamado de piano de armário. É um instrumento menor e as cordas ficam em pé dentro da caixa. É a pedida certa se você vai pôr num ambiente pequeno, porque costumam medir de 1m, ou metro, a 1,5m. É uma boa escolha se quer praticar em casa, por exemplo. Amei!

 

Ah, você encontra ainda o piano digital que produz sons de forma eletrônica. Esse equipamento é compacto, acessível e dá pra achar até opções pra gravar as músicas tocadas. A mudança entre esse e o teclado é o número de teclas. O piano continua com 88, como nos tradicionais, já o teclado tem, em média, 64 botões.

 

Essa versão é muito prática e pode ser transportada e desmontada!

 

Conhecendo o órgão

Olha, o modelo de órgão mais conhecido e encontrado é a versão eletrônica, viu? Isso porque o tradicional ocupa bastante espaço por causa dos tubos de ar. 

 

Geralmente ele é feito com duas fileiras de teclas, além de um painel no lado esquerdo. Nesse painel, você encontra um menu chamado drawbar, que é responsável por reproduzir os timbres dos tubos do órgão. Ah, e pode ter vários conjuntos de tubos, o que aumenta as possibilidades de sons.

 

No instrumento, ainda tem as pedaleiras, que são como um teclado, mas é acionado pelos pés. Adorei! Os pedais que ficam nela fazem os efeitos sustain, vibrato, attack e reverb. 

 

Outros detalhes importantes são a quantidade de sons pré-programados no órgão. Esse número varia bastante e chega a passar de 160, tá? E tem os botões chamados de memória, que te permitem gravar uma sequência. Aí sim, hein!

 

O órgão costuma vir com um banquinho, que pode ser estofado ou não

 

Procurando piano ou órgão? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções incríveis!

 

Saiba mais

Olha, alguns aparelhos ajudam a projetar melhor as músicas, alterar o som ou mixar faixas prontas. Na matéria Equipamentos de áudio: conheça eu falo sobre eles. Vai dar uma lidinha!

 

E na hora de manter a boa condição do piano ou órgão, eu tenho uma dica. O APP Afinador & Metrônomo facilita todo o processo e tá disponível pra Android e iOS.

 

Tá difícil de entender como mexer no smartphone ou notebook? O serviço de assistência de tecnologia dos nossos parceiros pode te ajudar!