Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Entenda Cronógrafo e cronômetro

Entenda Cronógrafo e cronômetro

Saiba a diferença entre os dois!

Relógio de Pulso

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Cronógrafo é todo instrumento utilizado para medir curtas passagens de tempo. Já cronômetro é todo cronógrafo que tem a precisão garantida por certificados de órgãos competentes. Logo, todo cronômetro é um cronógrafo mas nem todo cronógrafo é um cronômetro. 

Explicando melhor os cronógrafos.

Os cronógrafos são os aparelhos utilizados para medir curtas passagens de tempo. São relógios convencionais que contém um mecanismo adicional controlado por botões, para iniciar, parar e resetar um ponteiro de segundos, normalmente localizado no centro do mostrador.

Tem outras funções como acumuladores que registram a passagem dos minutos e, às vezes, horas. Quando o botão para resetar é pressionado, o ponteiro de segundos assim como os acumuladores, voltam para a marcação inicial. Dependendo da frequência do balanço, cronógrafos mecânicos podem medir até frações de segundo.

Origem da palavra: Cronógrafo vem do grego chrónos, que significa 'tempo', adicionado ao termo gráphein, de 'escrever'. 

E cronômetro, o que é?

Se formos definir de forma genérica, cronômetro seria todo instrumento mecânico de precisão, para medir intervalos de tempo com aproximação de décimo de segundo ou menos.

No mundo dos relógios, cronômetros são apenas os modelos que cumprem os requisitos mínimos impostos por um corpo independente, que os analisa e qualifica. Esse "laboratório de testes" se chama COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres), o escritório suíço oficial para medições dos cronômetros.

Para ser considerado um cronômetro, um relógio é submetido a medições durante 16 dias, em cinco diferentes posições: com o mostrador na vertical e coroa para esquerda, coroa para cima e coroa para baixo, e mostrador na horizontal para cima e para baixo; e em duas temperaturas: 23,8º e 38ºC. A cada tomada de tempo nessas posições é verificado se o cronógrafo tem perda de precisão. Ao passar por estes testes ele recebe seu certificado, transformando-se num cronômetro.

Para resumir: ao comprar um relógio que se anuncia como cronômetro você deve exigir a comprovação do certificado do COSC. Afinal, todo cronômetro é um cronógrafo. Mas nem todo cronógrafo pode ser considerado um cronômetro.