Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Armazenamento: qual a melhor solução?

Armazenamento: qual a melhor solução?

Conheça as opções para armazenar seus arquivos com segurança

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 24 Jan 23

3 min de leitura

Gente, graças à tecnologia, conseguir mais espaço para guardar dados e arquivos já não é mais uma missão impossível, concorda? Afinal, tem várias opções de pen drives, cartões de memória, SSDs, HDs externos, e outros acessórios que facilitam muito o armazenamento dos seus arquivos. Quer saber qual é a melhor solução pra ^você? Então vem comigo!

 

Pen drives


Os pen drives, que também são conhecidos como Memory Flash USB, são os dispositivos externos e portáteis usados pro armazenamento de dados que oferecem diferentes capacidades, desde 1GB até mais de 512GB. Mas, a escolha do tamanho ideal vai depender do que você precisa, tá?

 

HD externo


Uma das principais características do HD externo é o tamanho físico. Em geral, o componente é bem maior e menos portátil que um pen drive, por exemplo. E hoje em dia, tem HD externo em tamanhos de armazenamento que vão de 500GB até 4TB. Isso quer dizer que dá pra guardar arquivos de um ou mais computadores dentro dele. Por isso, vale a pena analisar a quantidade de espaço que você realmente precisa, porque quanto maior a capacidade, mais caro será o custo do HD.

 

Cartão de memória


Os cartões de memória, ou SD, como também são conhecidos, costumam ser usados em câmeras digitais, smartphones, tablets e até em consoles portáteis. Eles permitem a leitura de vídeos, imagens, música e de outros arquivos.

 

Além disso, os cartões de memória podem ser identificados pelas siglas SD, XD e microSD. Eles também têm diferentes capacidades de armazenamento, que inclusive são indicadas pela sigla GB, que significa gigabyte. Já as taxas de velocidade são determinadas pela classe C, o que quer dizer que quanto maior a classe, mais rápida vai ser a transferência dos seus arquivos.

 

Ah, e vale lembrar que nem todos os cartões microSD são iguais, viu? Além de variar em capacidade, que tem de 16, 32, 64 e 128GB de espaço, eles também variam em velocidade.

 

SSD


SSD, ou unidade de estado sólido, é uma placa que armazena vários arquivos, mas tem a mesma finalidade do HD externo, só que é uma tecnologia moderna e muito mais rápida também! Se você quer melhorar a capacidade do seu PC, uma dica é utilizar um SSD pra instalar o sistema operacional, os aplicativos e jogos mais pesados e arquivos de trabalho.

 

Agora, os arquivos como filmes, músicas, fotos e outros arquivos gigantes podem ser armazenados também no SSD, num HD ou até mesmo na nuvem.

 

Armazenamento em Nuvem


Pra terminar, outra maneira de armazenamento de arquivos é o virtual, ou na nuvem, como é conhecido. Essa forma de guardar arquivos online facilita muito a vida das pessoas que precisam acessar seus dados diariamente em qualquer lugar que tenha acesso à internet.

 

Atualmente, há vários serviços de nuvem que permitem salvar e guardar seus arquivos como: Dropbox, Google Drive, iCloud, OneDrive, entre outros. Uma dica aqui é armazenar apenas os arquivos mais importantes e que você usa todos os dias, porque a capacidade gratuita da maioria é de 15GB, que dá pra salvar muita coisa! Agora, caso você precise de mais espaço, terá que pagar por isso. É só assinar um pacote para aumentar a capacidade, tá?

 

Gostou das dicas? Então escolha a melhor opção pra você aqui no Magazine Luiza.

 

Aproveite pra colocar a base para HD no seu computador e deixar ele seguro.