Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como congelar os alimentos?

Como congelar os alimentos?

Aprenda como congelar alimentos de maneira fácil e inteligente

Adega

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Congelar alimentos é uma maneira inteligente e eficiente de conservá-los. Porém, este congelamento requer alguns cuidados e passos a serem seguidos para que a comida congelada não perca seu valor nutritivo, e possa ser consumida sem problemas quando retirada do freezer.

Desde que submetidos ao processo de maneira correta, os alimentos não terão suas características alteradas, tanto ao natural, como quando já preparados. Inclusive o congelamento não altera o sabor e tampouco propriedades nutritivas.

Com o uso do freezer, você não precisará cozinhar diariamente. Com apenas um ou dois dias de dedicação, você poderá definir e preparar o cardápio para semanas de refeições completas, desde o café da manhã até jantares e pratos mais específicos.

Dicas

Mas a economia não é só de tempo. Cozinhar alimentos em quantidade maiores faz com que você gaste menos gás, conserve uma maior quantidade de alimentos comprados em promoção, quando estão em safra, por exemplo.

E você não precisa jogar nada fora se sobrar na panela. É só retirar do freezer a quantidade exata de comida a ser consumida naquela refeição e pronto! Um verdadeiro adeus ao desperdício!

Na hora de preparar os alimentos para congelar, limpe-os bem e opte por itens frescos e de boa qualidade.

Não deixe de congelar o que comprou. Após a lavagem, tempere-os suavemente e cozinhe-os pelo tempo mínimo solicitado. Lembre-se que o congelamento pode e tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.

O choque térmico é fundamental: esfrie rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura para a manutenção de suas propriedades.

Não deixe de embalar o que for congelar com material à prova d'água e coloque os pacotes já prontos na geladeira, antes de irem todos juntos para o freezer. Retire do freezer os alimentos imediatamente antes de utilizá-los.

Normalmente, eles podem ser consumidos até 24h após a retirada, mas frutos do mar, por exemplo, tem seu tempo diminuído para apenas 12 horas.

Se você descongelou o alimento, não pode colocá-lo de volta ao freezer. É preciso utilizá-lo. A não ser que seja um produto cru que irá ser transformado em um prato pronto para ser congelado novamente.

Opte por usar embalagens que não permitam que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer.

Escolha materiais mais resistentes. Para alimentos sólidos, use sacos de Polietileno Incolor (atóxico), novos ou isentos de resíduos; folhas de alumínio, duplas e bem pressionadas, com a face mais brilhante em contato com o alimento. Potes e travessas tipo Pirex, que também são muito práticos para congelamento, só devem ser levados ao forno para descongelamento quando este estiver frio.

Para líquidos, opte por recipientes plásticos com tampa vedadora, potes de vidro e formas de gelo.

Siga estas dicas e não se esqueça de indicar com uma etiqueta as data de embalagem de cada produto para que seu freezer fique ainda mais organizado e sua vida bem mais prática.