Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como Instalar a Fita de Led

Saiba o jeito certo de decorar sua casa com as fitas de Led

Produtos Inteligentes de Iluminação

Atualizado em 11 Ago 17

3 min de leitura

             

Gente, a fita de LED deixa a decoração de qualquer casa incrível, né? E o legal é que tem fitas de LED inteligentes, que são bem modernas e práticas. Agora, pra aproveitar ao máximo esse acessório, você precisa saber direitinho como instalar. Tá na dúvida de como fazer isso? Vem comigo que eu tenho algumas dicas que vão te ajudar!

 


Equipamentos

 

Antes de colocar a mão na massa, dá uma olhadinha nos materiais que você precisa ter pra fazer a instalação das fitas de LED tradicionais:

 

- 1 rolo de fita LED
- 1 chave de fenda
- 1 driver
- 2 bornes

 

Pra facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes, tá?

 

O driver é um aparelhinho que liga a fita à rede elétrica. Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Já o borne serve pra conectar os fios da fita e do driver.

 

No caso da fita de LED inteligente isso tudo é ainda mais fácil, já que elas vêm direto com todos esses equipamentos juntos. É só conferir se ela é ideal pra voltagem da sua casa e ligar na tomada. Prático assim!


Mãos à obra

 

Antes de tudo, desligue a rede elétrica pra garantir que não vai levar nenhum choque, tá? Como o LED tem voltagem baixa, a instalação não tem quase nenhum risco, mas é melhor garantir a segurança!

 

Depois disso, é só ver onde quer colocar a fita de LED, pra calcular o comprimento e poder cortar ela do rolo

 

Na hora de cortar, preste atenção: essa fita precisa ser cortada no lugar certo, entre os módulos, viu? Se cortar errado, o sistema de lâmpadas não vai funcionar!

 

Calma que eu explico: pra descobrir onde começam e terminam os módulos é fácil. Cada um deles é formado por 3 ou 6 lâmpadas, dependendo da fita, sendo que cada uma tem um total de 60 ou 120 lâmpadas.

 

Então, se a fita for a de 60, cada módulo tem 3 lâmpadas. Se for de 120, os módulos começam e terminam a cada 6 lâmpadas. Entendeu?

 

De qualquer jeito, a fita costuma vir com um símbolo indicando a área de corte! Fácil, né? Ou seja, não tem como errar!

 

Agora, as fitas de LED inteligentes, que já vêm prontas, costumam ser um pouco menores. Mas nada que um bom planejamento não resolva! Sua decoração vai ficar linda com ela também.

 


Instalação

 

Algumas fitas de LED vêm com uma fita adesiva atrás, pra facilitar ainda mais. É só colar onde quiser. E, se elas não estiverem prontas, é só usar um daqueles rolos de dupla face, sabe?

 

Mas olha, é melhor deixar pra colar depois de ligar a fita nos bornes e no driver, combinado?

 

Agora, siga o passo a passo:

 

- Tenha certeza de que a rede elétrica tá desligada.
- Com um borne, faça a ligação entre a
fita de LED e o driver. Use a chave de fenda pra isso. Atenção: é preciso ligar as polaridades certinhas. Ou seja, positivo com positivo, negativo com negativo.
- Apesar de não ter uma regra, o mais comum é que o fio preto seja o negativo e o vermelho, positivo. De qualquer jeito, o ideal é conferir na embalagem da fita.
- Depois disso, se o seu driver não tiver uma tomada, você vai precisar ligar ele num fio que tenha uma. Daí, é só usar aquele segundo borne que eu disse no início. E mais uma vez tenha a atenção pra ligar as polaridades certinhas, tá?

- Daí coloque o drive na tomada e religue a rede elétrica. Prontinho!

 

Apesar de ser simples, se você achar melhor, é só chamar um eletricista pra fazer esse trabalho. Tenho certeza que você vai amar o resultado final!


Quer saber mais sobre a fita de LED? Dá uma lida nessa matéria aqui!

 

E quando quiser comprar a sua fita de LED ou fita de LED inteligente, vem dar uma olhada aqui no Magazine Luiza, tá? Tem modelos incríveis pra deixar sua casa ainda mais linda!